61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Adenocarcinoma endometrial de moderado grau com pesquisa de linfonodo sentinela pela técnica de fluoresceína: Um relato de caso

CONTEXTO

O câncer de endométrio é uma das neoplasias mais comuns do trato genital feminino e o seu tipo histológico mais prevalente é o adenocarcinoma endometrióide. A taxa de incidência mais acometida é entre os 60-70 anos. A exposição prolongada a estrogênios sem a contraposição da progestagênios, contribui na proliferação do tecido endometrial, e o fator de risco mais relevante é o índice de massa corporal (IMC) acima de 30 kg/m². O principal mecanismo de disseminação é através da metástase linfonodal para as cadeias iliaco-obturatória e paraórtica.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Feminina, 62 anos, hipertensa, obesa com queixa de sangramento vaginal pós menopausa. USG transvaginal evidenciou endométrio espessado, irregular e hipervascularizado. Foi realizado histeroscopia com biópsia: lesões vegetantes com vascularização atípicas. O laudo histopatológico (LHP) evidenciou adenocarcinoma endometrial de moderado grau. Assim, completou-se a investigação e estadiamento: CA 125: 12,7 U/ml; RNM de pelve com evidência de lesão endometrial em fundo uterino de 3,1cm com invasão < 50% do miométrio e sem linfonodomegalia. Demais exames sem suspeita de metástase à distância. Paciente submetida a histerectomia total, salpingooforectomia bilateral e pesquisa de linfonodo sentinela por laparoscopia pelo método de Fluoresceína que se trata de uma droga fluorescente que pode ser detectada mesmo através da pele com o uso de uma luz azul. LHP: Adenocarcinoma endometrióide GII de 3,5 cm, com invasão <50% do miométrio, LS pélvico esquerdo e direito livres. Encaminhada para avaliação de tratamento adjuvante.

COMENTÁRIOS

O adenocarcinoma de endométrio é uma das principais neoplasias ginecológicas da mulher e tem a sua incidência aumentada devido ao aumento da expectativa de vida e da obesidade no sexo feminino. A Pesquisa de Linfonodos Sentinela (LNS), apesar de não ser indicada para todos os tipos de câncer, devido a nem todos os tipos de câncer terem uma via de drenagem linfática bem estabelecia, tem como benefícios: redução do tempo de recuperação, menor taxa de linfedema e menos complicações cirúrgicas devido a uma abordagem mais seletiva e precisa.A técnica por fluoresceína é uma alternativa que difere das técnicas padrões que são a técnica pelo azul patente e a técnica pelo verde de indocianina. Além disso, através da imunohistoquímica possibilita o ultra-estadiamento com identificação de micrometástases garantindo uma maior acurácia para o estadiamento na doença inicial, desde que feito por equipe devidamente qualificada.

PALAVRAS-CHAVE

Câncer endometrial; adenocarcinoma endometrial; neoplasia; câncer ginecológico; linfonodo sentinela.

Área

GINECOLOGIA - Oncologia Ginecológica

Autores

Nathalia Oliveira Queiroz, Roberto Heleno Lopes, Matheus Brum Rodrigues da Costa, Juliana Augusta Dias, Marcela do Carmo Furtado, Carolina Cardoso de Araujo, Clara Michele Madureira Yamim Gouvêa, Luana Salgado Reis de Moura