61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

TABAGISMO E ETILISMO: EXISTE ASSOCIAÇÃO COM ÓBITO EM 5 ANOS EM MULHERES DIAGNOSTICADAS COM CÂNCER DE MAMA?

OBJETIVO

Verificar se existe associação entre o tabagismo e o etilismo com o óbito em 5 anos de mulheres diagnosticadas com câncer de mama em um Hospital Universitário no interior do Rio Grande do Sul.

MÉTODOS

Foi realizado um estudo longitudinal avaliando as 827 pacientes com diagnóstico de câncer de mama no período de 2010 a 2014 em um Hospital Universitário no interior do Rio Grande do Sul. Procedeu-se o acompanhamento das pacientes por meio do prontuário por cinco anos a partir da data de diagnóstico, a fim de determinar os desfechos do tabagismo e do etilismo no prognóstico dessas pacientes. O período pós diagnóstico foi até 31/12/2019. Realizou-se análise descritiva das variáveis e a magnitude das associações entre as variáveis independentes e o desfecho foi estimada pelo risco relativo, com intervalo de 95% de confiança (IC95%). O nível de significância utilizado foi de 5%. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob CAAE: 29816220.6.0000.5346.

RESULTADOS

Incluiu-se na variável tabagismo 466 pacientes e no etilismo 446 pacientes; as demais foram excluídas por falta de dados acerca do perfil psicossocial das pacientes nos prontuários coletados. Quanto ao tabagismo, 165 (35,4%) das pacientes eram fumantes. As taxas de óbito das pacientes que fumavam e não fumavam, foram de 25,5% e 23,9%, respectivamente (RR = 1,06; IC 95% 0,73 - 1,56). Já em relação ao alcoolismo, 9 (2%) das pacientes consumiam bebidas alcoólicas; nesse grupo, a taxa de óbito foi de 22,2%, semelhante à taxa não etilistas (24,5%), (RR = 1,04; IC 95% 0,26 - 4,21).

CONCLUSÃO

Evidencia-se que as variáveis tabagismo e etilismo não afetaram significativamente o prognóstico das pacientes diagnosticadas com câncer de mama no Hospital Universitário deste estudo, o que pode ser decorrente da ausência de informações acerca do perfil psicossocial das pacientes em prontuários. Esses resultados vão de encontro ao que já é descrito na literatura, uma vez que já se sabe que o tabagismo e o etilismo são fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama.

PALAVRAS-CHAVE

Alcoolismo; Câncer de Mama; Fatores de Risco; Óbito; Tabagismo.

Área

GINECOLOGIA - Mastologia

Autores

GEAN SCHERER DA SILVA, EDI FRANCIELE RIES, FERNANDA DE FÁTIMA FERREIRA, CAMILA SALES FAGUNDES, ANA BEATRIZ DE PAULA BARRETO, RODRIGO MAURER DA SILVA