61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

“MENOPAUSANDO”: MÍDIAS SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA MULHERES NA TRANSIÇÃO PARA MENOPAUSA E PÓS-MENOPAUSA

OBJETIVO

Descrever os números de acessos e registros das mídias sociais - website, Facebook, Instagram, Spotify e Youtube - que estão sendo utilizados como uma estratégia de educação em saúde voltada para mulheres que estejam na transição para a menopausa ou no período pós-menopausa.

MÉTODOS

Por meio de um formulário online divulgado nas redes sociais, coletaram-se dados sociodemográficos e opiniões sobre a saúde na menopausa e pós-menopausa. Foram avaliadas as tendências de busca relacionadas ao climatério e menopausa usando o Google Trends.

RESULTADOS

Foi criado um website chamado www.menopausando.com.br, juntamente com páginas nas redes sociais Instagram e Facebook, um podcast disponível no Spotify e um canal no Youtube, todos voltados para a educação em saúde de mulheres que estão passando pela transição e pós-menopausa. Desde o lançamento desses canais, que ocorreu há 2 anos, há uma adesão crescente a eles. Atualmente, o website possui 21 mil usuários, sendo que cerca de 18 mil acessos são feitos por pesquisa orgânica e 2 mil por pesquisa direta e, por fim, aproximadamente 20 mil são brasileiros e os demais são de Portugal, Angola, Estados Unidos, Moçambique, Indonésia e Suíça. Já no Instagram, há 1.296 seguidores, sendo que 97,1% são mulheres e aproximadamente 5% entre 18 e 24 anos, 10% entre 25 e 35 anos, 15% entre 35 e 44 anos, 50% delas têm entre 45 e 54 anos, 20% entre 55 e 64 anos e 5% acima de 65 anos. No Facebook, há 105 seguidores, sendo que 99% são mulheres e aproximadamente 55% delas têm entre 45 e 54 anos, 28% têm entre 55 e 64 anos e 9% têm mais que 65 anos. Dentro desse cenário, 90% das seguidoras são brasileiras, e as demais são da França, Canadá, Namíbia, Nova Zelândia e Venezuela. No Spotify, há 2.560 de streamings, para um total de 10 episódios publicados. Destes, 87% são acessados por mulheres, sendo que 51,3% delas têm entre 45 e 50 anos, 21,5% têm entre 35 e 44 anos e 12,1% têm entre 26 e 34 anos. No canal no YouTube, criado em Outubro de 2022, há 26 inscritos e 122 visualizações.

CONCLUSÃO

É perceptível que o projeto alcança seu público-alvo, composto por mulheres brasileiras entre 45 e 55 anos. Sendo assim, os canais de mídia criados proporcionaram uma melhor comunicação e interação entre a academia e a comunidade, configurando uma importante ferramenta de extensão da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que permite compartilhar o conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição com o público externo.

PALAVRAS-CHAVE

climatério; menopausa; pós-menopausa, educação em saúde; redes sociais

Área

GINECOLOGIA - Climatério

Autores

Mariana Gomes Martins, Maély de Oliveira Ignácio, Isabel Cristina Esposito Sorpreso, Caio Fábio Schlechta Portella