61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

O USO DA CANNABIS NO MANEJO DA DOR EM MULHERES COM ENDOMETRIOSE

OBJETIVO

O uso medicinal da Cannabis e seus derivados no tratamento de diversas doenças vêm ganhando força ao longo dos últimos anos, inclusive na endometriose. O objetivo dessa revisão sistemática é avaliar o atual nível de evidência disponível na literatura sobre o uso de Cannabis e de seus derivados no manejo da dor em mulheres com endometriose.

FONTE DE DADOS

Estudos observacionais (transversal, coorte e caso-controle) publicados em inglês até 04 de dezembro de 2022 pesquisados nas seguintes plataformas: PubMed/MEDLINE e Embase.
Artigos originais revisados por pares (estudos observacionais, estudo transversais, estudos coorte, estudos caso-controle)

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Foram escolhidos inicialmente 215 artigos, quatro revisores avaliaram com Blind On através da ferramenta de seleção Rayyan, posteriormente o coordenador decidiu os artigos que geraram dúvidas. Após remoção de artigos duplicados sobraram 174. 163 artigos foram excluídos com base no título, sobrando 11 artigos, entre eles 5 não haviam texto completo disponível, restando 6 artigos para a revisão..
O critério de inclusão foram artigos observacionais que analisam o uso de Cannabis e os seus derivados para o manejo da dor em mulheres com endometriose. Estudos em animais, artigos de revisão, meta-análise, capítulos de livros, conferências, cartas, patentes, relato de casos e artigos que não forem em inglês não foram incluídos.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

A ferramenta de extração de dados foi desenvolvida, revisada e primariamente testada pelo grupo de pesquisadores. Os dados extraídos incluem autores, ano do estudo, país, período do estudo, tipo do estudo, tamanho das amostras, características dos participantes, cannabis, endometriose, manejo da dor, resultados e conclusão.

SÍNTESE DE DADOS

A principal motivação do uso da cannabis no tratamento de sintomas relacionados à endometriose referida foram queixas de dor. Foi apresentado melhora da percepção de sintomas como dor pélvica, problemas gastrointestinais e de humor, com eficácia diferente com base no método de ingestão. Apesar dos fatores anti-inflamatórios do CBD, a combinação de THC+CBD é a mais efetiva para o manejo dos sintomas. A eficácia depende do método de ingestão e precisa ser melhor descrita

CONCLUSÃO

Ensaios clínicos que investigam a tolerabilidade e a eficácia da cannabis para o manejo da endometriose e os sintomas associados são urgentemente necessários.

PALAVRAS-CHAVE

Endometriose; canabidiol; dor pélvica

Área

GINECOLOGIA - Endometriose

Autores

Milena Pelucio Almeida, Ana Carolyna Gomes Silva, Lauro Rocha Seabra, Rodrigo Araújo Pinheiro, Luis Sebastião de Carvalho Neto, Bruno Cavalcante Linhares, Marcelo Borges Cavalcante