61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

PAPEL DA TRIAGEM VIRTUAL NO TEMPO DE ESPERA DE PACIENTES COM CANCER DE MAMA PARA ATENDIMENTO EM SERVIÇO DE SAÚDE

OBJETIVO

Analisar o papel da triagem virtual no tempo de espera para atendimento em um serviço de saúde especializado.

MÉTODOS

Estudo do tipo coorte, parte de projeto maior, realizado de novembro/2021 a junho/2023. A triagem é realizada em uma interface digital que conecta médicos e pacientes via WhatsApp. O paciente responde perguntas como presença de nódulo palpável e realização de exame de mama no último ano. Ao final, é agendada consulta presencial no ambulatório de ginecologia do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória (HSCMV), onde são analisados dados como “tempo entre primeiro contato e atendimento profissional” para averiguar tempo de espera. Critérios de inclusão: pacientes que possuem alguma queixa nas mamas, alterações em exames diagnósticos, câncer de mama confirmado e pacientes com dúvidas a esclarecer. Critérios de exclusão: pacientes com achados benignos da mama e que podem ter dúvidas sanadas virtualmente. Após análise, é realizada sistematização dos dados, visando concluir informações objetivas.

RESULTADOS

No Brasil, foi promulgada a Lei 12.732/2012, estabelecendo o prazo de 60 dias para início do tratamento de neoplasias malignas. Porém, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a maioria dos casos de câncer de mama diagnosticados no país recebeu o primeiro tratamento oncológico apenas após o tempo determinado. A triagem é uma central única de distribuição que pode atender o país todo. No total, 37 pacientes que foram recebidas na triagem responderam ao questionário que possuía a pergunta em questão. Sendo que 28 (75,7%) foram respondidas em menos de 24h após o primeiro contato na triagem virtual, 2 (5,4%) em mais de 24h e 7 (18,9%) não entraram em contato pela plataforma. A triagem de 29 (78,4%) das pacientes foi marcada com um intervalo menor ou igual a 7 dias, destas, 14 (48,3%) menor que 4 dias. Das restantes, 2 (5,4%) foram agendadas em mais de 7 dias.

CONCLUSÃO

O diagnóstico tardio do câncer de mama reflete no prognóstico da paciente. Portanto, é necessário buscar alternativas para agilizar o contato com o serviço especializado de saúde. A triagem virtual demonstrou resultados positivos quanto rapidez no atendimento após primeiro contato pela plataforma, o que propiciou o atendimento especializado em menos de sete dias para 78,4% das pacientes. Tal cenário ainda está longe de ser a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), o que fortalece a importância da triagem virtual no diagnóstico precoce ao câncer de mama.

PALAVRAS-CHAVE

Neoplasia da Mama; Triagem; Diagnóstico Precoce; Prognóstico.

Área

GINECOLOGIA - Mastologia

Autores

Sarah Mezadri Pinheiro, Ester Rossi Tavares, Maria Luisa Lima Pena, Giovanna Pereira Spagnol, Caroline Canal Avancini, Ana Cláudia Del Pupo, Luiza Fonseca Couto, Danielle Chambo dos Santos