61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

NEOPLASIA TROFOBLÁSTICA GESTACIONAL RESISTENTE A QUIMIOTERAPIA: RELATO DE CASO

CONTEXTO

A Neoplasia Trofoblástica Gestacional corresponde à evolução para malignidade de gestações molares e são diagnosticadas pela elevação ou estabilização dos valores do hormônio gonadotrofina coriônica humana, medidos semanalmente após o esvaziamento uterino. Pode ter origem em qualquer evento gravídico (gravidez a termo, abortamento, gravidez ectópica) e seu diagnóstico será suspeitado diante de sangramento uterino anormal ou pela presença de metástases em sítio primário definido.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Paciente 32 anos, sexo feminino, parda, casada, Gesta 1/0 1 gravidez molar (Mola completa), compareceu ao Centro de Referência em Doença Trofoblástica Gestacional para seguimento pós-molar, evoluiu com elevação dos valores de β-HCG (12.118; 37.714; 54.004 mUI/ml) e exames de imagem normais, indicado tratamento com Metotrexato + Ácido fólico, 10 ciclos com negativação. Dois meses após o β-HCG voltou a subir, com 66,27 mUI/ml, iniciado novo esquema quimioterápico com Carboplatina. A paciente evoluiu com queda dos valores de β-HCG estacionando em 5,6 mUI/ml. Realizado ressonância magnética de pelve que evidenciou foco irregular de hipersinal em T1, localizado na parede anterior do corpo, subendometrial medindo 1,9x1,0 cm. Realizado Histeroscopia que não evidenciou lesão observada na RNM. Suspendido a Carboplatina o β-HCG tornou a subir (13,39; 78,02 mUI) sendo iniciado o esquema TP/TE (Paclitaxel-etoposide/paclitaxel-cisplatina) 5 ciclos com negativação. Quatro meses após apresentou nova elevação dos valores de β-HCG (10,32; 30,15; 28,36 mUI/ml), sendo decidido em conjunto com a paciente realizar Histerectomia Total Vaginal. A paciente evoluiu satisfatoriamente bem, se encontra com β-HCG negativo há 2 meses e em seguimento no Centro de Referência.

COMENTÁRIOS

O caso apresentado se trata de uma forma grave e incomum de manifestação da Doença Trofoblástica Gestacional e contribui para o enriquecimento do conhecimento clínico e científico a respeito da doença evoluindo satisfatoriamente bem.

PALAVRAS-CHAVE

Neoplasia Trofoblastica Gestacional; NTG; DTG

Área

GINECOLOGIA - Oncologia Ginecológica

Autores

LETÍCIA DA SILVA NASCIMENTO, ANI CAROLINE ALVES DE OLIVEIRA, CLARA LAÍS VIEIRA DE ALMEIDA, CLÍSCIA RODRIGUES DE CASTRO, FLÁVIA PEREIRA DE SOUZA DIAS, RADSON ALMEIDA DE ARAUJO, ELAINE AZEVEDO SOARES LEAL