Dados do Trabalho
TÍTULO
EFICÁCIA DO ULTRASSOM NO PRÉ-NATAL PARA IDENTIFICAR GASTROSQUISE COMPLEXA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
OBJETIVO
Avaliar a acuidade ultrassonográfica pré-natal para a identificação de gestações com fetos com gastrosquise complexa.
FONTE DE DADOS
Foram analisados estudos publicados na base de dados National Library of Medicine (MedLine) nos últimos 5 anos, em inglês e realizados com humanos. Os descritores e termos utilizados foram consultados na plataforma Descritores em Ciências da Saúde (DECS) e no Medical Subject Headings (MeSH), através do portal da U.S. National Library of Medicine (NLM), sendo eles "Gastroschisis", "Prenatal Diagnosis" e "Ultrasonography, Prenatal".
SELEÇÃO DE ESTUDOS
Foram encontrados 30 artigos, sendo selecionados 4 para o escopo final. Foram incluídos coortes e casos-controle que coletaram dados ultrassonográficos de gestantes com diagnóstico de feto com gastrosquise e compararam com desfechos da doença complexa. Além disso, foram excluídos os estudos que abordavam outros aspectos da doença.
COLETA E ANÁLISE DE DADOS
Todos os artigos foram obtidos na íntegra e a ferramenta Google Cloud Translation foi utilizada como auxílio para análise criteriosa em português, sendo também realizada uma planilha no Microsoft Excel para cruzamento dos dados científicos. A escala Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA) foi usada objetivando melhorar o relato desta revisão.
SÍNTESE DE DADOS
Após investigação cautelosa dos artigos selecionados, observou-se em três dos quatro estudos a convergência da dilatação intestinal extra-abdominal no 3° trimestre como uma variável com diferença significativa nos casos de gastrosquise complexa, ou seja, uma potencial complicadora da doença por gerar desfechos com necrose, perfuração abdominal, volvo ou atresia. Esta última foi relatada nesses três artigos como a complicação predominante. Paralelamente, os três também demonstraram relação dos casos complexos com idade gestacional menor; maior duração de nutrição parenteral e enteral completa, maior tempo de internação na unidade intensiva, sepse, e necessidade de ventilação mecânica. Somado a isso, pôde-se constatar de forma individuada nas pesquisas que sepse associada a hiperecogenicidade (p=0,014), polidrâmnio no 3º trimestre (p=0,011) e o diâmetro do intestino intra-abdominal acima do percentil 97,7 em 3 ou mais ultrassonografias (p=0,009) foram preditores de complexidade na gastrosquise.
CONCLUSÃO
O ultrassom tem grande potencial para classificação de gastrosquise simples ou complexa, sendo um diferencial para determinar condutas pré-natais, a fim de evitar complicações neonatais.
PALAVRAS-CHAVE
"Gastroschisis"; "Prenatal Diagnosis"; "Ultrasonography, Prenatal”
Área
OBSTETRÍCIA - Ultrassonografia na assistência pré-natal e intraparto
Autores
Lara Barroso Frade, Simone Aparecida Lopes de Oliveira, Ana Beatriz Baldanza Rodrigues Raymundo Couri, Fabiane Leite Alonso, Karina de Oliveira Rossi, Lara Lopes Ramos, Lívia Neves Vilela, Sâmia Fonseca Abdo