61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Relação entre a síndrome dos ovários policísticos e a depressão: uma revisão sistemática

OBJETIVO

Compreender a associação entre síndrome dos ovários policísticos e depressão.

FONTE DE DADOS

Foram analisados estudos publicados nos últimos 5 anos, entre 2017 a 2022, na base de dados National Library of Medicine (PubMed), utilizando o Medical Subject Headings (MeSH), com os descritores: “Polycystic Ovary Syndrome” AND “Depression”.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Foram encontrados 70 estudos e, após aplicação dos critérios de elegibilidade, 12 foram selecionados, por meio da utilização dos filtros: ensaios clínicos controlados e randomizados, realizados em humanos, publicados nos últimos 5 anos, em inglês.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Após a leitura dos artigos selecionados, os dados foram coletados seguindo a estratégia da escala Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), por meio de um fluxograma.

SÍNTESE DE DADOS

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) ou síndrome de Stein-Leventhal é uma das endocrinopatias mais comuns entre mulheres em idade reprodutiva (5 a 10%). A resistência à insulina (RI) é fundamental para a sua fisiopatologia e, essa RI é implicada como um mediador do aumento de mais de duas vezes na probabilidade de depressão observado em uma variedade de populações clínicas. Além disso, características que podem estar presentes em mulheres com a síndrome de Stein-Leventhal como hirsutismo, acne, queda de cabelo, obesidade e infertilidade prejudicam profundamente a autoestima dessas pacientes, com grande impacto negativo na qualidade de vida, satisfação e imagem corporal em comparação com aquelas sem a síndrome e, consequentemente, em aspectos de sua vida social, como sexualidade, intimidade, relacionamentos e função psicológica. Assim, estudos sugeriram que esse distúrbio está associado a problemas psicossociais, com elevada taxa de depressão: a prevalência de transtorno depressivo em mulheres com SOP foi de 37%, em comparação com 14,2% em mulheres não portadoras de SOP. Ademais, a síndrome de Stein-Leventhal está associada à inflamação, a qual prolongada relaciona-se a níveis mais altos de cortisol, o que também aumenta o risco de depressão.

CONCLUSÃO

Conclui-se que a síndrome dos ovários policísticos está relacionada à depressão, sendo que mulheres com essa endocrinopatia possuem maior probabilidade de terem o transtorno mental devido a diferentes mecanismos envolvidos na fisiopatologia da SOP. Logo, é importante identificar potenciais alvos terapêuticos para esta população de risco.

PALAVRAS-CHAVE

Síndrome dos Ovários Policísticos; Síndrome de Stein-Leventhal; Depressão.

Área

GINECOLOGIA - Endocrinologia Ginecológica

Autores

Ana Beatriz Baldanza Rodrigues Raymundo Couri, Simone Aparecida Lopes de Oliveira, Helena Iatarola Milagres, Ana Clara Netto Armando Fiche, Lara Lopes Ramos, Lara Barroso Frade, Sâmia Fonseca Abdo, Lívia Neves Vilela