61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Fibroadenoma infartado simulando tumor maligno em idosa: um relato de caso

CONTEXTO

O fibroadenoma é um tumor benigno comum na mama, com proliferação de componentes epiteliais e estromais. Geralmente afeta mulheres jovens por volta dos 20 anos e se apresenta como uma massa bem definida, móvel e indolor. O diagnóstico pode ser feito por exame clínico, ultrassonografia mamária e citologia aspirativa. Ainda que raro, o infarto pode ocorrer, especialmente em mulheres durante a gravidez ou lactação, ou após biópsia com agulha fina. Essa complicação pode simular um tumor maligno, com características clínicas como consistência firme, assimetria mamária e abaulamento localizado. Embora seja mais comum em mulheres jovens, o fibroadenoma infartado também pode ocorrer em pacientes idosas, como no presente caso relatado.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Paciente do sexo feminino, 60 anos, encaminhada ao ambulatório de mastologia, com nódulo palpável e alteração mamográfica, com massa isodensa, parcialmente definida em quadrante superior lateral (QSL) de mama direita, medindo 7,2cm, BI RADS 0. Na ultrassonografia notou-se nódulo sólido/cístico de contornos regulares, conteúdo ecogênico, com maior eixo paralelo à pele e fluxo periférico ao doppler, medindo 5,4x3,8x5,3, BI RADS 4. Ao exame físico, apresentava mamas assimétricas, maior à direita com abaulamento em união dos quadrantes laterais (UQL) e linfonodo palpável em axila direita, além de nódulo palpável medindo 7x8 cm em UQL, móvel e indolor, sem outras alterações. Realizada core biópsia com proliferação fibroepitelial edematosa com epitélio ductal mostrando metaplasia escamosa focal e área de necrose coagulativa, sugestivo de fibroadenoma infartado. Em consulta de retorno, 4 meses após, foi constatado aumento de volume do nódulo, passando a ocupar todo o QSL, e proposta biópsia excisional. Foi retirado nódulo medindo 12,5x9,5x8 cm e pesando 413g e o exame histopatológico concluiu fibroadenoma hialinizado com áreas de necrose coagulativa. Paciente manteve seguimento ambulatorial sem intercorrências.

COMENTÁRIOS

Em pacientes acima dos 50 anos, a prevalência de malignidade em massas mamárias palpáveis aumenta significativamente. Este relato traz um caso raro de fibroadenoma infartado com características de malignidade, uma lesão incomum em pacientes idosas. Para o perfil clínico desta paciente, carcinomas e tumor filoide agressivo seriam as principais hipóteses diagnósticas. Este relato alerta para o fibroadenoma infartado como diagnóstico diferencial de lesões BIRADS 4, e reitera a importância da análise clínica minuciosa.

PALAVRAS-CHAVE

Fibroadenoma; Neoplasias da mama; Diagnóstico diferencial

Área

GINECOLOGIA - Mastologia

Autores

Júlia Salarini Carneiro, Giulia de Souza Cupertino de Castro, Jessica Souza de Oliveira, Letícia Berçam Scultori, Maria Esthér Nóra Sanches, Cleverson Gomes do Carmo Junior, Janine Martins Machado, Luana Pelicioni Rangel Braga