61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Miomectomia de um Mioma Gigante com 16 Semanas de Gestação: Um Relato de Caso

CONTEXTO

A prevalência de miomas durante a gestação é de 0,1 a 3,9% e pode causar complicações maternas e desfechos gestacionais adversos, tanto decorrentes do adiamento, quanto da realização da miomectomia. O objetivo deste relato de caso é apresentar a realização de uma laparotomia bem-sucedida para retirada de mioma gigante, indicada durante a gestação por volume abdominal exagerado com consequente insuficiência respiratória.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Paciente primigesta, 16 semanas de gestação. Apresentou-se em nosso serviço com queixa de desconforto respiratório e diagnóstico prévio de miomatose. Na triagem inicial, verificou-se uma altura uterina de 45 centímetros. No exame ecográfico, constatou-se um mioma com volume estimado de mais de 2.000 centímetros cúbicos. Devido à queixa apresentada pela paciente, ela foi submetida à laparotomia sob anestesia geral, na qual foi retirado um mioma intramural/subseroso com peso de 3,7 quilogramas. Após a cirurgia, não houveram intercorrências e a gestação seguiu de forma saudável. Com 37/38 semanas de gestação, a paciente foi submetida a uma cesárea eletiva com bom resultado perinatal.

COMENTÁRIOS

O manejo de pacientes com miomas durante a gestação é desafiador. Uma das alternativas é a realização de ultrassonografias durante o pré-natal, a fim de monitorar o crescimento dos miomas, porém quando causa sintomas como dor, sangramentos, dificuldade para urinar, constipação e dispnéia, a miomectomia é a opção indicada. Desta forma, é necessário realizar uma avaliação individualizada da paciente, examinando os sintomas, riscos e benefícios de cada intervenção. O momento oportuno para intervenção cirúrgica, quando necessário, é a partir do segundo trimestre, pela necessidade de anestesia geral. No presente relato, a paciente apresentou um quadro de desconforto respiratório, em decorrência da compressão do diafragma pelo mioma gigante, portanto, não sendo factível aguardar até a resolução da gestação para realizar a cirurgia.

PALAVRAS-CHAVE

Gravidez, Laparotomia, Mioma, Miomectomia Uterina.

Área

OBSTETRÍCIA - Gestação de alto risco

Autores

Beatriz Bernardi Mollo, Helaine Maria Besteti Pires Mayer Milanez, Egle Cristina Couto Carvalho