61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Fibroadenoma em tecido mamário ectópico no diagnóstico diferencial de nódulo axilar em progressão

CONTEXTO

Polimastia é a presença de tecido glandular mamário em área corporal diferente das mamas. Pode ocorrer em qualquer ponto da linha mamária, onde não ocorreu regressão apropriada durante o desenvolvimento embrionário. Embora os fibroadenomas sejam os tumores benignos mais comuns da mama, seu desenvolvimento em tecido mamário acessório(TMA) é raro. Epidemiologicamente, possuem pico de incidência por volta dos 20 anos e são mais frequentes nos quadrantes superiores laterais. Sua apresentação em localização atípica pode representar desafio diagnóstico, uma vez que deve ser feito diferencial com importantes entidades clínicas, especialmente as que envolvem linfadenopatias.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

MMHA, 20 anos, comparece ao serviço de mastologia com queixa de nódulo axilar doloroso à esquerda, que piora em período menstrual. Mostra exame ultrassonográfico(USG) realizado aos 16 anos que descreve adenomegalia de aspecto reacional medindo 8,8 milímetros(mm) e outros dois USGs de anos subsequentes que descrevem TMA em mesma topografia, medindo 18,2mm no maior eixo, sem visualização de linfonodos. Ao exame, presença de tecido glandular bem delimitado à palpação, optado por seguimento ambulatorial anual. Paciente procura serviço de reumatologia e hematologia, devido à linfadenopatia descrita em exame prévio, sendo exaustivamente investigada por tais especialidades, sem achados dignos de nota. USG do ano seguinte mantém presença de tecido com ecotextura semelhante ao tecido glandular mamário na região de interesse, sem fluxo patológico ao doppler, medindo 14mm. Paciente retorna 1 ano depois, com queixa de piora da dor local e percepção de crescimento da lesão após início do uso de anticoncepcional hormonal oral combinado. Na ocasião, nódulo móvel, fibroelástico, de limites regulares e doloroso à palpação em axila esquerda, cujo USG constatou progressão para 28,3mm, recomendando estudo histopatológico. Biópsia excisional realizada sem intercorrências, laudo histopatológico com conclusão de fibroadenoma em tecido mamário ectópico.

COMENTÁRIOS

Nódulos axilares representam um dilema diagnóstico e, apesar de raras, patologias relacionadas ao tecido mamário acessório devem ser consideradas, uma vez que esse tecido possui potencial de perpassar pelas mesmas alterações fisiológicas e patológicas do tecido mamário localizado nas mamas. Como descrito no caso em questão, por vezes apenas o estudo histopatológico define com segurança a natureza da lesão, apesar da avaliação clínica de múltiplas especialidades médicas.

PALAVRAS-CHAVE

Fibroadenoma; Doenças Mamárias; Região da Axila; Linfadenopatia

Área

GINECOLOGIA - Mastologia

Autores

Maria Eduarda Morais Hibner Amaral, Lara Machado de Oliveira, Mariana Schroth Baptista, Fernanda Castrillon Leiva Rolim, Janine Martins Machado