61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Análise de tratamentos para laceração perineal pós-parto vaginal: Revisão Sistemática

OBJETIVO

Analisar o uso de cola cirúrgica e de sutura para correção de laceração perineal pós-partos vaginais.

FONTE DE DADOS

Foram analisados estudos publicados nos últimos 10 anos na base de dados MedLine. A estratégia de busca utilizou a seguinte combinação de palavras-chave, após pesquisar no DeCS os termos em inglês: (adesivos) AND (suturas) AND (períneo).

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Após a criação da frase de pesquisa, 25 artigos foram encontrados e, após colocação dos filtros ensaios clínicos, ensaios clínicos controlados e randomizados, 10 anos, foram encontrados 5 resultados. Desses foram incluídos 4 estudos e excluído 1 estudo por ter sido feito há 12 anos.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Foi realizada a leitura sistemática de cada artigo selecionado e produzido um resumo com as informações mais relevantes, a fim de facilitar a escrita desta revisão sistemática.

SÍNTESE DE DADOS

No total, 422 mulheres com laceração perineal de primeiro e de segundo graus participaram dos estudos que compararam o uso de cola cirúrgica e fio cirúrgico de sutura para o reparo da laceração. Todos os quatro estudos evidenciaram menor sensação de dor, além de apontarem aumento do custo do procedimento devido ao preço da cola quando comparada ao fio cirúrgico. Em três deles houve redução do tempo de procedimento, enquanto em um deles não houve diferença. Ademais, em três estudos foi utilizada a escala REEDA, que avalia a recuperação da laceração perineal, e a cicatrização em dois deles não teve diferença, enquanto em um deles evidenciou diferença quando é laceração de segundo grau.

CONCLUSÃO

Portanto, pode-se concluir que o uso de cola cirúrgica em pacientes com laceração perineal de primeiro e de segundo grau reduz a dor das pacientes e é indiferente quanto ao processo de cicatrização, caso seja de primeiro grau. Porém, há necessidade de produção de mais estudos com essa temática para que essa abordagem passe a ser amplamente utilizada.

PALAVRAS-CHAVE

Adesivos; Suturas; Períneo

Área

OBSTETRÍCIA - Assistência ao trabalho de parto e suas fases clínicas

Autores

Fabiane Leite Alonso, Ana Clara Netto Armando Fiche, Lara Barroso Frade, Lara Lopes Ramos, Lívia Neves Vilela, Sâmia Fonseca Abdo, Simone Aparecida Lopes de Oliveira