61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Escetamina durante a cesariana para prevenir depressão pós-parto: uma revisão sistemática

OBJETIVO

O objetivo do presente estudo foi analisar, por meio de uma revisão sistemática, a eficácia e a segurança da escetamina durante a cesariana para prevenir depressão pós-parto.

FONTE DE DADOS

Os bancos de dados usados para a seleção dos artigos foram PubMed, Embase, LILACS e Scielo. A pesquisa foi feita em junho de 2023, seguindo a estratégia P.I.C.O (Population, Intervention, Comparison and Outcome). A busca pelos descritores e suas variações utilizados foi efetuada mediante consulta ao Medical Subject Headings (MeSH), através do portal da U.S. National Library of Medicine (NLM) e os descritores utilizados foram: esketamine; cesarean section; postpartum depression.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Foram incluídos ensaios clínicos controlados e randomizados, publicados em inglês, nos últimos 5 anos. Foram excluídos artigos duplicados e que compararam a escetamina com outra droga. Inicialmente foram encontrados 16 estudos e, após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, 5 fizeram parte do escopo final.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Duas revisoras independentes realizaram a extração de dados dos estudos previamente selecionados. Após a leitura dos artigos na íntegra, seus achados foram organizados em uma tabela no Microsoft Excel de acordo com o seguinte: método do estudo e tempo de seguimento, estratégia usada como controle, dose da escetamina, número de participantes, resultados da Escala de Depressão Pós-parto de Edimburgo (EPDS), efeitos adversos, limitações do estudo e foco da discussão.

SÍNTESE DE DADOS

No total, 903 mulheres participaram dos estudos, todos realizados em hospitais da China. As doses variaram de 0,01mg/kg até 0,5mg/kg e foram administradas logo após o nascimento da criança. Em 4 estudos (80%), a escetamina reduziu significativamente a incidência de depressão pós-parto, sem aumentar os efeitos adversos. Em 1 estudo, entretanto, não houve melhora na Escala de Depressão Pós-parto de Edimburgo e o grupo intervenção apresentou mais episódios de tontura, alucinações e náusea.

CONCLUSÃO

Portanto, conclui-se que há um benefício da escetamina durante a cesárea para prevenir depressão pós-parto. Porém, estudos multicêntricos, multiétnicos e meta-análises são necessários, a fim de certificar a eficácia e a segurança do fármaco.

PALAVRAS-CHAVE

Esketamine; Postpartum Depression; Cesarean Section.

Área

OBSTETRÍCIA - Puerpério normal e patológico

Autores

Ana Clara Netto Armando Fiche, Simone Aparecida Lopes de Oliveira, Helena Iatarola Milagres, Lara Lopes Ramos, Karina De Oliveira Rossi, Fabiane Leite Alonso, Ana Beatriz Baldanza Rodrigues Raymundo Couri, Lara Barroso Frade