61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Desfechos obstétricos e neonatais de mulheres gestantes em situação de rua: uma Revisão Sistemática

OBJETIVO

Identificar na literatura estudos que avaliem desfechos obstétricos e neonatais de mulheres gestantes em situação de rua.

FONTE DE DADOS

A revisão contemplou artigos publicados entre os anos de 2010 e 2022 e indexados nas bases PUBMED, LILACS e Biblioteca Virtual em Saúde. Foram utilizados os descritores “(Homeless Persons OR Homeless) AND (Pregnant Women OR Pregnan*)”, extraídos da base de dados de Descritores em Ciências da Saúde.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Esta revisão seguiu os princípios das recomendações PRISMA. Foram incluídos os trabalhos originais, disponíveis na íntegra, publicados em inglês, português e espanhol no período estipulado e que analisassem desfechos obstétricos e neonatais de gestações em situação de rua. Dentre os 806 artigos obtidos nas plataformas, 10 atenderam aos critérios e foram incluídos na revisão.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

A seleção dos artigos foi feita por 2 revisores independentes e as divergências foram sanadas por um terceiro revisor. Os trabalhos foram triados primeiramente pela análise de título e resumo, e posteriormente por leitura na íntegra. Todos os artigos foram tabulados, registrando-se: dados de identificação, tipo de estudo, objetivos, metodologia e principais resultados e conclusões.

SÍNTESE DE DADOS

Os 10 artigos incluídos na revisão tiveram seus dados tabulados e analisados de acordo com o tipo de estudo, metodologia, número da amostra e desfechos analisados. Foram incluídos 3 estudos de corte transversal, 3 coortes e 4 estudos retrospectivos, todos publicados em inglês e nenhum brasileiro. Os principais desfechos encontrados foram: incidência de 17,8% a 38% de baixo peso ao nascer; risco de prematuridade duas vezes maior; maior tempo de hospitalização e cuidado intensivo neonatal, atrasos no desenvolvimento, maiores taxas de transtorno de déficit de atenção com hiperatividade e distúrbios mentais nos neonatos estudados.

CONCLUSÃO

Os estudos demonstram que as gestantes em situação de rua apresentam incidência maior de desfechos negativos para mãe e bebê, principalmente prematuridade e baixo peso ao nascer. Essas complicações podem impactar até a vida adulta e estão associados aos determinantes sociais da saúde, como acesso à moradia, assistência à saúde, renda, educação e fatores étnico-raciais. Ainda há escassez de trabalhos brasileiros, e necessidade de pesquisas para ampliar o conhecimento sobre a situação de saúde dessas mulheres e orientar a adoção de políticas públicas efetivas.

PALAVRAS-CHAVE

Pessoas em Situação de Rua; Gravidez; Gravidez de Alto Risco Recém-Nascido de Baixo Peso; Recém-nascido prematuro.

Área

OBSTETRÍCIA - Gestação de alto risco

Autores

Marla Niag dos Santos Rocha, Caio Luiz Coelho Ferreira dos Santos, Paula Eduarda dos Santos Moreira, Ivana Karolina Sousa Santos, Fernanda dos Santos Cardoso, Juliana Gonçalves Dias, Marcos André Medrado da Cruz, Sibele de Oliveira Tozetto Klein