61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

PERFIL DAS PACIENTES SUBMETIDAS A CESARIANA SEGUNDO A CLASSIFICAÇÃO DE ROBSON EM UM HOSPITAL NO SUL DO BRASIL

OBJETIVO

Traçar o perfil gestacional e obstétrico das pacientes submetidas à parto cesáreo segundo a Classificação de Robson, em um hospital no Sul do Brasil, no período de janeiro de 2020 a dezembro de 2020.

MÉTODOS

Estudo observacional com delineamento transversal, realizado através da análise de prontuários de pacientes que realizaram parto cesárea no ano de 2020, em um hospital regional de referência em atendimento à gestação de alto risco no Sul do Brasil.
Foram incluídos prontuários de pacientes que realizaram parto cesáreo e seus filhos nascidos vivos, e excluídos os prontuários com mais de 50% das informações ausentes e prontuários de pacientes que necessitassem de hospitalização durante a coleta de dados. Para avaliação da indicação do parto cesáreo, foi utilizada a Classificação de Robson. Os dados foram analisados no programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS®) versão 21.0. O teste Qui-Quadrado ou exato de Fisher foi aplicado para verificar associação entre as variáveis de interesse, e o nível de significância estatística adotado foi 5% (p <0,05). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob o CAAE 48417521.1.0000.5369.

RESULTADOS

A taxa geral de cesariana representou 59% (1562) dos partos realizados em 2020 e a principal indicação foi a cicatriz prévia. Com base na classificação de Robson, os grupos 5 (37,3%), 2 (28,4%) e 10 (9,7%) obtiveram a maior contribuição para as taxas de cesárea na instituição. Houve associação entre a ocorrência da cesárea eletiva e as variáveis sociodemográficas, pré gestacionais e gestacionais das parturientes. As mulheres mais velhas, com maior escolaridade e com companheiro apresentaram maior ocorrência de cesárea eletiva (p<0,001), enquanto que mulheres sem comorbidades, com melhor acesso ao pré natal e com idade gestacional a termo também realizaram mais cesarianas eletivas (p<0,001).

CONCLUSÃO

A classificação de Robson reuniu informações de forma otimizada sobre as taxas de cesariana, permitindo identificar o perfil e o grupo das gestantes com maior risco ao parto cesáreo. É uma ferrramenta útil para planejar e implementar estratégias direcionadas a reduzir e otimizar as taxas de cesáreas em um mesmo serviço hospitalar.

PALAVRAS-CHAVE

Gestação, Cesárea, Classificação, Parto.

Área

OBSTETRÍCIA - Estratificação de risco em Obstetrícia

Autores

Morgana Chaves , Raoni Mbaretê Echeverria Ruiz , Daniela Quedi Willig , Maitê Farias Bittencourt , Eduarda Salmoria Moraes , Daniela Ferreira D´Agostini Marin