61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

MÉTODOS CONTRACEPTIVOS UTILIZADOS POR HOMENS TRANSGÊNEROS

OBJETIVO

Verificar quais métodos contraceptivos são mais utilizados por homens transgêneros.

FONTE DE DADOS

Trata-se de uma revisão integrativa sistematizada realizada na base de dados Pubmed, a partir da combinação entre os descritores “contraception” e “transgender persons”, considerando os estudos em português e inglês publicados de 2018 a 2023.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Obteve-se a totalidade de 45 artigos, dos quais foram selecionados 20 como mais relevantes para a pesquisa.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Os dados foram coletados a partir dos estudos que evidenciavam qual o método contraceptivo preferencialmente utilizado por homens transgêneros. Dessa forma, os estudos primeiramente foram selecionados a partir do título, seguido pelo resumo e, após isso, pela leitura integral do artigo, havendo a exclusão dos artigos indisponíveis.

SÍNTESE DE DADOS

Observou-se uma preferência pelo uso de preservativos por homens transgêneros, visto que muitos indivíduos temem o aumento do estrogênio no corpo, apesar de não haver dados que confirmem a interferência dos métodos contraceptivos hormonais no desenvolvimento dos caracteres sexuais masculinos ocasionado pela testosterona. Alguns métodos que aumentam a disforia de gênero são comumente evitados, no entanto, o dispositivo intrauterino é um método bem tolerado pelos homens transgêneros, havendo a preferência pela sedação no momento de sua inserção. Alternativas como capuz cervical, diafragma e espermicidas são menos utilizadas em decorrência da atrofia vulvovaginal causada pela testosterona, o que causa desconforto na sua utilização, além de favorecer a disforia. Além do dispositivo intrauterino, outra alternativa de contracepção reversível de longa duração utilizada é o implante subdérmico, pois não há necessidade de lembrar da anticoncepção diariamente, como ocorre com os contraceptivos orais. Por fim, notou-se que muitos indivíduos não usam nenhum método contraceptivo devido à ideia errônea de que o uso da testosterona proporciona uma contracepção segura.

CONCLUSÃO

Nota-se uma predominância do uso de preservativo para contracepção. Porém, os homens transgêneros ainda encontram barreiras no acesso aos serviços de saúde, o que dificulta um melhor aconselhamento sobre quais métodos podem ser utilizados com segurança. Dessa forma, é essencial que os profissionais da saúde tenham conhecimento necessário para fornecer um tratamento integral a esse público.

PALAVRAS-CHAVE

Pessoas Transgênero; Anticoncepção; Comportamento Contraceptivo

Área

GINECOLOGIA - Sexualidade e População LGBTQIAP+

Autores

Letícia Lima Branco, Gabriela Fernandes Moreira Da Silva, Thaís Farias Cavalcante