61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

USO DE SULPIRIDA COMO GALACTAGOGO E A ATUALIZAÇÃO LITERÁRIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

OBJETIVO

Analisar a atualização literária e científica sobre o uso de Sulpirida na amamentação.

FONTE DE DADOS

Os bancos de dados usados para a seleção dos artigos foram Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed, Scielo, livros de ginecologia, obstétrica e pediatria. Além dos sites da Febrasgo e Ministério da Saúde. A busca foi feita entre dias 16 a 18 de junho de 2023, para encontrar estudos e bibliografia atualizados a respeito da não utilização da Sulpirida com as seguintes palavras chaves em português : “amamentação”, “aleitamento materno”,“galactagogo” e “Sulpirida”. Não foi encontrado nenhum estudo ou bibliografia atualizado sobre o assunto.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Foram estabelecidos critérios de inclusão para artigos: publicações científicas disponíveis eletronicamente na íntegra, em forma de artigo, de natureza humana, no idioma português, no lustro temporal de 2019 a 2023. Foram excluídos os artigos duplicados e trabalhos não relacionados com o escopo do estudo ou que não responderam as questões norteadoras desta revisão. Para revisão de biografia referencial: foi realizada a busca em biblioteca eletrônica de obras em português na área de Ginecologia, Obstetrícia e Pediatria que atendesse aos descritores “Galactosemia”, e ou “Sulpirida” com “Amamentação” ou “Aleitamento materno”. Foram excluido na busca literária as demais obras que não citaram nenhuma das duas palavras chave. Em banco de dados foram identificados em busca inicial um total de 4 artigos, após revisão permaneceu apenas 1 artigo, contudo este se referia a medicamentos antidepressivos sem ênfase a Sulpirida.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Como nenhum artigo se enquadrou no estudo, a coleta de dados ficou restrita a revisão sistemática da bibliografia a respeito do estudo. Foram selecionados aqueles nos quais a abordavam o uso da Sulpirida na lactação.

SÍNTESE DE DADOS

Foram encontrados 18 obras bibliográficas que contemplava o uso de Sulpirida durante a amamentação . Destas 13 citavam a Sulpirida como fármaco que induzia o aumento dos níveis séricos da Prolactina ou como causador de hiperprolactemia ou ainda causador de galactosemia, sendo que destas 6 recomendavam o uso (com ou sem ressalvas) o uso da Sulpirida durante a amamentação e apenas uma não recomendava.

CONCLUSÃO

Apesar de se passarem mais de 4 anos após a nota da comissão Especializada de Aleitamento Materno da FEBRASGO, não se encontra referências atualizadas sobre o assunto. O que pode acarretar na informação e prescrição errada da Sulpirida durante a lactação.

PALAVRAS-CHAVE

SULPIRIDA; ALEITAMENTO MATERNO; GALACTOSEMIA.

Área

OBSTETRÍCIA - Amamentação

Autores

Rodrigo Vargas, Eros Uriel Rodrigues