61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

PERFIL CLÍNICO-EPIDEMIOLÓGICO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA EM HOSPITAL DO NORTE DO BRASIL

OBJETIVO

Realizar um levantamento acerca do perfil clínico-epidemiológico das adolescentes gestantes em um hospital de referência da Região Norte localizado no Pará.

MÉTODOS

Trata-se de um estudo com caráter descritivo, retrospectivo, transversal, com abordagem quantitativa e comparativa a partir da análise e levantamento de dados dos prontuários de pacientes na faixa etária de 12 a 18 anos, que tiveram seus partos realizados em uma maternidade de referência do estado do Pará, no período de janeiro de 2017 a dezembro de 2021, sendo excluídas aquelas que não atendessem esses critérios. Foram analisadas variáveis como idade, raça, procedência, grau de escolaridade, profissão, estado civil, aspectos da história obstétrica e desfechos perinatais. Para a análise dos dados, foram usados os programas Microsoft Excel 2010 e Bioestat 5.5.

RESULTADOS

No total, foram realizados 49.107 partos na maternidade em questão no período de 2017-2021, dos quais 8.771 (17,9%) foram de gestantes adolescentes. Houve uma prevalência de gestantes com idade média de 16,3 anos, sendo que a grande maioria das adolescentes analisadas se autodeclarou parda (93,8%) e veio da 1ª regional de saúde do estado (45,8%). Quanto à escolaridade e à profissão, foi observado que mais da metade das gestantes (66,4%) cursou o Ensino Fundamental (completo ou incompleto) e que elas predominantemente se declaravam do lar (53,1%). Além disso, foi observado que a maioria de adolescentes autodeclarou-se solteira (52,6%). Quanto à história obstétrica, pode-se notar que a maioria estava em sua 1ª gestação (69,2%) e que a complicação obstétrica mais prevalente se relacionava à Síndrome Hipertensiva na Gravidez (11,4%). Quanto ao desfecho perinatal, mais de ¼ dos recém-nascidos eram pré-termo e cerca de 25% tinham baixo peso.

CONCLUSÃO

A partir dos dados obtidos, observa-se que os índices de gravidez na adolescência continuam altos na região Norte. Além disso, o trabalho fornece indicadores sobre o perfil clínico e epidemiológico de gestantes adolescentes ao longo do período, o que poderá servir de suporte para a adoção de medidas de prevenção e enfrentamento da problemática.

PALAVRAS-CHAVE

Adolescente; Gravidez; Gravidez na Adolescência, Perfil de Saúde.

Área

OBSTETRÍCIA - Atenção Primária

Autores

Gabriela Gursen de Miranda Arraes, João Victor Salvador Deprá, Aurilene Costa Corrêa Sidrim, Daniele Socorro de Brito Souza Paiva, Luciana Gursen de Miranda Arraes, Laís Miléo Gomes Sá