61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Avaliação da performance de residentes de Ginecologia e Obstetrícia em habilidades laparoscópicas com simuladores de baixo custo

OBJETIVO

Avaliar a performance de residentes de Ginecologia e Obstetrícia (GO) em treinamento de habilidades básicas em videolaparoscopia com simuladores de baixo custo.

MÉTODOS

Coorte prospectiva com 13 residentes de GO (R1 a R3) e dados coletados entre janeiro e junho de 2023. Realizaram-se 3 exercícios em white box validados, analisando-se os erros cometidos e os tempos de pré e pós-teste. O primeiro deles, “Peg transfer”, consistiu na transferência contralateral de 8 argolas. O segundo, “Pea on a peg”, objetivou preencher 14 pinos com esferas, sendo obrigatório trocar o objeto entre as pinças. O terceiro, “Precision cutting”, cortar o traçado de 3mm de uma circunferência com 3cm de raio. Nos dois primeiros, foi considerado erro a queda do objeto dentro ou fora do board, já no terceiro, cortar fora do traçado. Os modelos foram montados por menos de R$100 com uso de materiais simples e confecção própria. Analisaram-se tempos de execução e número de erros por teste de Wilcoxon, e resultados entre diferentes anos de residência, por Kruskal-Wallis. Aprovação ética sob CAAE: 55770422.0.0000.5050.

RESULTADOS

Participantes foram 5 do R1, 4 do R2 e 4 do R3, todos destros. 76% (10/13) não tinham experiência prévia com simuladores de videolaparoscopia. Verificou-se uma mediana (Me) dos pré-testes no Peg transfer de 299s, com intervalo interquartil (IIQ) 256-466, e, no pós-teste, Me=146 e IIQ 123-198, com redução significante nos tempos de execução (z=91; P<.001) e no número de erros cometidos (z=56.5; P=.025). No Pea on a peg, verificaram-se os dados de pré-teste (Me=409; IIQ 373-432) e pós-teste (Me=273; IIQ 259-348), com redução significante dos tempos no pós-teste (z=91; P<.001) e do número de erros executados (z=75; P=.005). Ademais, analisou-se diferença estatística (z=91; P=.002) entre os tempos de pré-teste (Me=356; IIQ 298-384) e pós-teste (Me=280; IIQ 212-316) do Precision cutting, com menor número de erros no pós-teste (z=21; P<.05). Entre os diferentes anos de residência, houve diferença significativa nos resultados de pós-teste do Peg transfer [h(2)=6.6; P=.03)], e de pré-teste do Pea on a peg [h(2)=7.8; P=.02)].

CONCLUSÃO

Simuladores de cirurgia laparoscópica produzidos com baixo custo são eficazes na melhora do tempo de performance e na redução de erros em exercícios de ambidestria, noção de profundidade e bidimensionalidade em videocirurgia. A influência do ano de residência nos tempos de pré e pós-teste foi mínima, exceto em uma situação específica de cada cenário analisado.

PALAVRAS-CHAVE

Treinamento por Simulação; Procedimentos Cirúrgicos em Ginecologia; Cirurgia Vídeo assistida

Área

GINECOLOGIA - Ensino, treinamento e avaliação de estudantes/residentes/profissionais

Autores

Samuel Soares Coutinho, Amanda Cristie da Silva Montenegro, Camila Elena Gomes Filgueiras Rios, José Gonzaga da Silva Júnior, Mariana Oliveira Veloso, Mário Vinicyus Santos Alves, Yago Eloy Souza Barbosa, Leonardo Robson Pinheiro Sobreira Bezerra