61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Síndromes hipertensivas no contexto gestacional: Uma revisão sistemática

OBJETIVO

Analisar quais são as principais complicações pós-parto provenientes da síndrome hipertensiva/ distúrbios hipertensivos durante a gravidez.

FONTE DE DADOS

Revisão de literatura sistemática feita por meio da busca nas bases de dados Pubmed, Scielo e Google Acadêmico, com tempo de publicação delimitado entre o ano de 2018 e 2022.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Os descritores “síndrome hipertensiva", “gravidez”, “desfechos” e "complicações" foram utilizados em conjunto para delimitar a busca. Após avaliação por 8 revisores, foram excluídos os textos duplicados ou que tangenciam o tema. Por fim, selecionou-se 7 artigos e 1 tese de doutorado, por serem em português, se enquadrarem no objetivo e terem sido integralmente publicados.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Inicialmente, foram analisados os títulos e resumos de cada texto de forma individual por 8 pesquisadores. Após a seleção, estes foram lidos na íntegra, analisando sua relevância para a temática em questão e extraídos dados relacionados com a temática.

SÍNTESE DE DADOS

Os estudos evidenciaram que as Síndromes Hipertensivas Gestacionais (SHG) são as complicações mais comuns durante a gravidez e acometem cerca de 10% das gestantes. Entre essas SHG, as de acentuada importância são pré-eclampsia, eclampsia e síndrome HELLP. Todas são responsáveis por desencadear desfechos preocupantes, como o aumento da mortalidade perinatal, baixo APGAR no primeiro e no quinto minuto de vida e recém-nascido pequeno para idade gestacional (RNPIG), além de elevar os índices de partos por cesariana, aumentar a necessidade de uma assistência intensiva para os recém-nascidos e ser a segunda causa responsável pela mortalidade fetal no Brasil. Constatou-se também, uma associação entre prematuridade e as SHG, revelando que estas foram responsáveis por 38% dos nascimentos pré-termo, gerando complicações neonatais. Isto posto, há evidências sobre a relação entre as SHG e as consequências geradas na mãe e no nativivo, haja vista que as gestantes possuem causas predisponentes que englobam baixa escolaridade, fator que influencia na deficiência de acesso à informação sobre o pré-natal, e as comorbidades prévias.

CONCLUSÃO

A SHG é de comum ocorrência na gravidez, sendo as principais complicações dessa síndrome a forte correlação com nascimento pré-termos, baixo APGAR e a ocorrência de recém nascido pequeno para idade gestacional. Além disso, foi destacado que a falta de acesso à informação sobre pré-natal pode ser um fator que predispõe a SHG.

PALAVRAS-CHAVE

síndrome hipertensiva; gravidez; desfechos; complicações

Área

OBSTETRÍCIA - Epidemiologia das doenças gestacionais

Autores

Larissa Bossatto Silva, Juliana Maciel Martins, Rayssa Renata Correa Pojo, Ana Catarina da Silveira Vargens, Ariane Silva Batista, Luiz Augusto Fernandes da Silva, Ranna Rochele Fontenele da Silva, Carlos Guilherme de Moura Lima