61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

FATORES MATERNOS RELACIONADOS À REALIZAÇÃO DE CESARIANA EM PACIENTES DE BAIXO RISCO GESTACIONAL

OBJETIVO

Analisar e compreender os fatores relacionados à realização de cesarianas em pacientes de baixo risco gestacional, tais como características sócio-econômicas da puérpera, características obstétricas e características dos recém-nascidos.

MÉTODOS

Trata-se de um estudo transversal observacional realizado em uma maternidade pública na região de Joinville – SC (CAAE 82477318.1.0000.5363). A amostra aleatória estratificada foi determinada pelo programa Randomized Research através da seleção de 10 dias por mês no período de março de 2018 a fevereiro de 2019 com puérperas maiores de 18 anos, que realizaram o pré-natal em Unidades de Saúde do Sistema Único de Saúde cujo parto tenha ocorrido em uma maternidade pública de Joinville - SC e que optaram por participar voluntariamente desta pesquisa. A amostra foi dividida em 2 grupos conforme o desfecho da gestação atual: pacientes submetidas à cesariana e pacientes que tiveram parto vaginal. Valores de p<0,05 foram considerados significativos.

RESULTADOS

Durante o período foram avaliadas 656 puérperas sem comorbidades, onde 223 (34,0%) tiveram parto realizado através de cesariana e 433 (66,0%) tiveram parto vaginal. Os grupos diferiram quanto à idade, à escolaridade a nível de ensino superior e à idade da primeira gestação. Os recém-nascidos de cesariana e via vaginal destoaram no que tange à prematuridade, ao peso e à admissão em UTI neonatal. Após o cálculo de razão de chance, notou-se que idade superior a 35 anos (RC 2,314; p=0,002), ensino superior (RC 2,165; p=0,001) e cesariana prévia (RC 10,538; p<0,001) aumentaram a chance de via alta de parto, enquanto ensino primário (RC 0,260; p=0,015) reduziu.

CONCLUSÃO

A idade superior a 35 anos e o ensino superior elevam em mais de duas vezes as chances de parto de via alta, já as puérperas submetidas a cesariana prévia tem chance elevada em mais de dez vezes de passar por este procedimento. Observou-se também que a educação primária reduziu em 4 vezes a via alta de parto. Não se encontrou significância nas demais variáveis.

PALAVRAS-CHAVE

estudos de caso e controle; cesárea; Assistência pré-natal

Área

OBSTETRÍCIA - Assistência ao trabalho de parto e suas fases clínicas

Autores

Aneline Brusamarello, Guilherme Mateus Lucero, Carla Gisele Vaichulonis, Rodrigo Ribeiro e Silva, Guilherme Schroeder Stepic, Larissa Cano de Oliveira, Nicole Cosmo de Souza, Jean Carl Silva