61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Efeitos antioxidantes da melatonina no transplante ovariano durante a criopreservação

OBJETIVO

Avaliação da resposta antioxidante pelo SOD (superóxido dismutase) em ovário de ratas que passaram pelo processo de criopreservação em meio com melatonina e transplantados.

MÉTODOS

Foram avaliadas 20 lâminas de ovários de ratas Wistar adultas, com cerca de 3 meses de idade e ciclos estrais regulares que passaram pelo processo de criopreservação por 24h, com congelação lenta e após o descongelamento, 20 fragmentos de ovários foram reimplantados no retroperitônio, com posterior eutanásia após 30-35 dias do transplante. O material ovariano foi retirado e processado para reação imunoistoquimica automatizada, com o anticorpo da superóxido dismutase (SOD2) (Abcam Ref ab13533), na titulação 1:1000, sendo distribuídas: 1) Grupo controle (10 lâminas): ovários criopreservados com meio M2 de cultura, DMSO e veículo etílico;
2) Grupo melatonina (10 lâminas): ovários criopreservados com meio M2 de cultura, DMSO e melatonina na concentração de 0,1 µmolar ao meio de cultura. As análises das lâminas foram realizadas no LIM 58 – laboratório de ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). As imagens foram capturadas através microscópio óptico Carl Zeiss e transmitida ao computador pelo programa axion vision.

RESULTADOS

A microscópia de luz mostrou maior concentração de concentração de corpos lúteos no grupo de melatonina do que no controle. Houve maior significante imunorreação nos corpos lúteos (3,2 ± 0,4), teca interna (1,7 ± 1,7) e células intersticiais (2,7 ± 1,5) do grupo que recebeu melatonina em relação ao grupo controle: 1,3 ± 1,4, 0,8 ± 1,2 , 0,3 ± 0,4 respectivamente, corpos lúteos, teca interna e células intersticiais (p <0.05).

CONCLUSÃO

Nossos dados sugerem que a melatonina tem efeito antioxidante por aumento da reação de SOD em implantes de ovários de ratas criopreservados, principalmente no corpo lúteo, células intersticiais e teca interna.

PALAVRAS-CHAVE

Ovary; transplantation; Melatonin; Cryopreservation; oxidative stress;

Área

GINECOLOGIA - Reprodução Humana

Autores

KARLA KRISLANE ALVES COSTA MONTEIRO, MARCOS EJI SHIROMA, RICARDO DOS SANTOS SIMÕES, MANUEL DE JESUS SIMÕES, ANTONIO ORELLANA TURRI, LUCIANA LAMARÃO DAMOUS, EDMUND CHADA BARACAT, JOSÉ MARIA SOARES JUNIOR