61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

ENDOMETRIOSE COM ACOMETIMENTO GLIONEURONAL: RELATO DE CASO

CONTEXTO

Teratomas são tumores de células germinativas mais comuns em crianças e adolescentes, que podem ser classificados em maduro ou imaturo. O teratoma maduro, também conhecido como dermoide, é o tipo mais comum (85% dos casos), composto por tecidos bem diferenciados. Os teratomas podem estar associados a implantes de tecido maduro, tais como o tecido neuronais e gliais. A gliomatose peritoneal indica o implante peritoneal de tecido neuroglial maduro e geralmente é acompanhada por teratoma ovariano. O objetivo deste estudo é relatar um caso raro de endometriose pélvica com acometimento glioneuronal com calcificações psamomatosas.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Paciente de 22 anos, sexo feminino, primigesta com cesária anterior, com queixa de dismenorreia intensa e progressiva desde a adolescência, dispareunia e disquezia no período menstrual. Antecedentes pessoais: ooforectomia direita aberta e quimioterapia (2 sessões) por teratoma imaturo há 11 anos. Traz ressonância magnética de pelve (20/07/2021) evidenciando nódulo retrocervical envolvendo ligamentos uterossacros, tórus uterino, fórnice vaginal e serosa anterior do reto e segmento do cólon sigmóide, endometrioma em ovário esquerdo de 0,7 cm e espessamento de ligamentos redondos. Ultrassom transvaginal com preparo intestinal (29/09/2021) evidenciou pontos anecóicos adjacentes ao ovário esquerdo, medindo 3,4 x 1,6 cm. Marcadores tumorais negativos. Foi submetida à laparoscopia para tratamento da dor e diagnóstico confirmatório de imagem pélvica. Após exérese de todos os focos de endometriose, o anatomopatológico evidenciou achado de endometriose envolvendo tecidos fibromuscular e glioneuronal maduro com calcificações psamomatosas sem elementos teciduais imaturos (21/01/2022).

COMENTÁRIOS

Devido à escassez de casos descritos na literatura, este relato expõe um caso atípico de recidiva de teratoma com acometimento glioneuronal maduro associado à endometriose. Desse modo, percebe-se a importância de novos estudos envolvendo esse tema a fim de melhorar a assistência prestada às pacientes com endometriose.

PALAVRAS-CHAVE

TERATOMA; ENDOMETRIOSE; GLIOMATOSE PERITONEAL

Área

GINECOLOGIA - Endometriose

Autores

Beatriz Aline Ferreira Brito, Renata Gomes Pereira de Carvalho, Gabriella Teixeira da Rocha Cabral Silveira, Marcela Furtado Roberto Fernandes, Alexandre Rolim da Paz