61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

IMPACTOS DA NEOPLASIA DE MAMA NA SEXUALIDADE FEMININA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

OBJETIVO

Analisar os impactos da neoplasia de mama na sexualidade feminina.

FONTE DE DADOS

As bases de dados utilizadas foram a Biblioteca Virtual em Saúde, PubMed e Scielo. A busca foi feita em 22 de maio de 2023 e baseada na estratégia P.I.C.O. A quantidade de artigos encontrada em português apresentou limitações, sendo necessária a utilização dos descritores "breast neoplasms" AND "sexuality"

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Realizou-se uma revisão sistemática baseada no Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses, encontrando 136 artigos, dos quais 19 foram selecionados após leitura aprofundada. Os critérios de inclusão foram os idiomas inglês, português e espanhol e estudos observacionais entre 2013 e 2023 relacionados ao tema. Estudos duplicados e os que não contemplavam adequadamente o assunto foram excluídos.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Os artigos foram revisados por dois escritores independentes e, em caso de divergência, um terceiro autor determinaria a sua inclusão. A análise foi feita pelo título, resumo e leitura completa dos textos, respectivamente. Foram selecionados os estudos que exploravam os impactos na sexualidade em mulheres diagnosticadas com neoplasia de mama, após realizarem tratamento com mastectomia, quimioterapia, radioterapia e/ou imunoterapia. Foram excluídos os que abordavam câncer de mama masculino, mastectomia profilática, mulheres em uso de antidepressivos, mulheres menopausadas previamente ao diagnóstico oncológico, e os estudos que não especificavam os impactos gerados na sexualidade.

SÍNTESE DE DADOS

Dos 19 estudos, 18 mostraram alterações na sexualidade feminina após o tratamento da neoplasia de mama. Os principais domínios afetados foram: desejo, excitação, lubrificação, orgasmo, dispareunia e satisfação. Em 1 estudo, MELONI et al. Supuseram que a função sexual não estava associada ao tratamento, mas sim à idade e à falta de parceiro. A diminuição da frequência e satisfação sexual foi relacionada principalmente a fatores como cansaço, dor, sofrimento psicológico, menopausa induzida por medicamentos, baixa autoestima e alterações hormonais causadas pela mastectomia. Em 6 artigos, entretanto, foi citada uma melhora da sexualidade em pacientes submetidas à reconstrução mamária, o que proporcionou o resgate da autoestima e imagem corporal.

CONCLUSÃO

Conclui-se que o tratamento de neoplasia mamaria afeta, seja fisiologicamente ou psicologicamente, a função sexual feminina. Sendo, então, imprescindível o acolhimento e orientação médica acerca das possíveis disfunções sexuais causadas pela terapia às pacientes.

PALAVRAS-CHAVE

Breast neoplasms; sexuality; women

Área

GINECOLOGIA - Mastologia

Autores

Renatha Duque Barnabé Santos , Anna Clara Rios Rocha , Anne Caroline Marques Barreto , Catharina Borges Vieira Santos, Julia da Silva Luiz de Almeida , Maria Luiza Porto Franca Sampaio , Renata Lopes Britto