Dados do Trabalho
TÍTULO
Conhecimentos sobre transmissão do HIV: uma lacuna na formação de adolescentes
OBJETIVO
Avaliar o conhecimento de estudantes da rede pública do estado do Ceará acerca da transmissão do HIV
MÉTODOS
Estudo transversal observacional realizado a partir da aplicação do Questionário de Conhecimento sobre Sexualidade(QCS) para estudantes do ensino médio da rede de escolas públicas do estado do Ceará antes de uma palestra sobre educação sexual que reforçou a importância de prevenir Infecções Sexualmente Transmissíveis(ISTs) . O QCS trata-se de um dispositivo que permite avaliar o conhecimento do participante em várias esferas a partir de perguntas a serem respondidas com "verdadeiro" ou "falso". Vale salientar que todos os participantes assinaram o Termo de Esclarecimento Livre e Esclarecido e que o QCS é aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa.
RESULTADOS
Sobre o tema diferenciação de HIV e AIDS, 59 adolescentes(37,1%) acreditam que uma pessoa que tem um teste HIV positivo tem AIDS. Além disso, no que diz respeito à transmissão, o atual estudo mostrou que 68 participantes(42,2%) afirmaram que a AIDS pode ser transmitida por beijo na boca, 25 participantes(15,5%) não acreditam que uma mulher pode pegar HIV se fizer sexo anal com um homem e 22 participantes(13,7%) trataram como falsa a prerrogativa de que o vírus do HIV pode ser transmitido através do sexo oral desprotegido.
CONCLUSÃO
Diante dos resultados expostos, é notória a incipiência do conhecimento dos estudantes sobre conceitos de transmissão do HIV, que deveriam ter sido consolidados durante a educação sexual e reprodutiva de tais jovens. Dessa forma, tais adolescentes podem estar mais suscetíveis à infecção do HIV e de outras ISTs.
PALAVRAS-CHAVE
HIV; adolescentes; transmissão
Área
GINECOLOGIA - Doenças Sexualmente Transmissíveis
Autores
Luisa Rolim Miranda, Gabriel Marcos Leônidas, Silvia Renata Duarte Sobreira, Gabriela Duarte dos Santos, Thamile Chaves dos Santos, Fernanda Alves de Paula, Andreisa Paiva Monteiro Bilhar