61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

ASSOCIAÇÃO ENTRE IDADE DA MENARCA E O DESENVOLVIMENTO DE DIABETES GESTACIONAL: REVISÃO SISTEMÁTICA

OBJETIVO

Revisar a associação entre idade da menarca e o desenvolvimento de diabetes gestacional.

FONTE DE DADOS

O levantamento dos estudos foi realizado, em junho de 2023, nas bases de dados Embase, Scopus e Pubmed. Utilizando os descritores “gestational diabetes”, “menarche” e suas variações, combinados com os operadores booleanos AND e OR.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Foram incluídos artigos científicos completos publicados entre os anos de 2019 e 2023 em português, inglês e espanhol. E excluídos os materiais duplicados, revisões de literatura e artigos fora da temática. Sendo assim, 302 publicações foram filtradas, sendo excluídas 39 por serem duplicadas, e 258 por não atenderem os critérios de inclusão, restando 5 para estudo.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Os resultados encontrados foram exportados para o aplicativo de revisão sistemática Rayyan, onde foram analisados por três revisores independentes, considerando os critérios de elegibilidade, inclusão e exclusão.

SÍNTESE DE DADOS

A menarca precoce tem associação positiva com um maior risco de Diabetes Mellitus Gestacional (DMG), ressaltando ser 2,3 vezes maior em mulheres grávidas que tiveram a menarca com menos de 12 anos. Mulheres com menarca ≤ 11 anos somam 14% a probabilidade de desenvolver síndrome metabólica. Tais associações são atenuadas de acordo com o índice de massa corporal pré-gravidez, pressão arterial, nível educacional, história familiar de diabetes. Mulheres com menarca ≤9 anos apresentaram maior índice de massa corporal, história de diabetes antes da gravidez e síndrome dos ovários policísticos. Nestas, o índice de massa corporal, indicado com sobrepeso (IMC 25 kg/m²) aumentou 2 vezes a ocorrência de DMG. Por outro lado, mulheres que apresentaram idade da menarca acima de 16 não apresentaram associação com o DMG.

CONCLUSÃO

Há associação entre a menarca antes de 12 anos e um maior risco de DMG. Além da idade, fatores genéticos e estilo de vida podem modificar esta relação. Uma vez estabelecido que a menarca precoce eleva riscos metabólicos na vida adulta e que, frequentemente, a ocorrência de DMG está associado ao sobrepeso, mulheres com menarca precoce são um importante alvo de políticas de saúde gerando intervenções sobre os fatores modificáveis que possam interferir nos desfechos gestacionais.

PALAVRAS-CHAVE

Diabetes Gestacional; Menarca; Gravidez.

Área

GINECOLOGIA - Endocrinologia Ginecológica

Autores

Lys Vitória Ribeiro Almeida, Renato Jesus Oliveira, Beatriz Torriani Lemos, Amanda Castro Reis, Ana Carolina Diniz Mendes, Karine Rocha Marques, Ivanice Fernandes Barcellos Gemelli