61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Gestação heterotópica abdominal com viabilidade de ambos os fetos

CONTEXTO

Gestação heterotópica é uma condição rara em que coexistem gravidez tópica e ectópica, representando 1:30.000 gestações espontâneas. Mesmo no contexto desta condição rara, a apresentação mais comum é a de uma gestação tópica em cavidade uterina e a outra em localização tubária.
A presença de uma gestação tópica e outra em cavidade abdominal é a situação relatada no presente caso e trata-se de condição raríssima, especialmente em gestações espontâneas, sem uma incidência definida.
Neste caso, durante a gestação não houve diagnóstico adequado da condição da paciente, tendo sido conduzida como gestação gemelar dicoriônica e diamniótica. A situação só foi reconhecida no momento do parto, conforme foi relatado.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Primigesta, 42 anos, idade gestacional de 36 semanas e diagnóstico ultrassonográfico tardio (35 semanas) de gestação gemelar tópica dicoriônica e diamniótica. Deu entrada na Maternidade Escola Assis Chateaubriand com contrações uterinas dolorosas. Ao exame, apresentava-se em trabalho de parto ativo com dilatação completa, primeiro feto cefálico em plano +2 de De Lee e bolsa íntegra.
Realizado assistência ao trabalho de parto, com nascimento do primeiro feto cefálico, sem intercorrências, seguido de dequitação placentária ativa. Evoluiu com melhora das queixas álgicas e com remissão de contrações uterinas. Realizada avaliação da vitalidade fetal do segundo feto, com batimentos dentro da normalidade, mas, com impossibilidade de determinar apresentação fetal ao toque vaginal, sendo então aventada possibilidade de apresentação córmica e indicada cesárea para extração do segundo gemelar.
Procedimento cirúrgico, com achados intraoperatórios de feto vivo em cavidade peritoneal com útero íntegro, sem qualquer evidência de rotura. Placenta do segundo feto apresentava inserção anômala em parede abdominal, segmentos do intestino delgado, apêndice, epíplon e anexo direito. Iniciada, em mesmo tempo cirúrgico, abordagem em conjunto com equipe da Cirurgia Geral, com identificação de lesão com sangramento ativo em serosa de jejuno. Realizada síntese de serosa de jejuno, apendicectomia e liberação cuidadosa com retirada de restos placentários. Paciente encaminhada para pós-operatório imediato em leito de cuidados intensivos, evoluindo com estabilidade hemodinâmica e puerpério fisiológico, recebendo alta para seguimento de rotina.

COMENTÁRIOS

Tal caso, apresenta um tema raríssimo na literatura, assim sendo, importante a publicação para fins acadêmicos.

PALAVRAS-CHAVE

Pregnancy, Heterotopic; Pregnancy, Twin; Pregnancy, Abdominal; Placenta Accreta

Área

OBSTETRÍCIA - Gestação de alto risco

Autores

FRANCISCO FÁBIO RODRIGUES GOMES, VIVIAN MARTINS SANTOS LEITE, LUCA DI PACE PINHEIRO, MATHEUS PONTES PARENTE TRAVASSOS, FRANCISCO EDSON LUCENA FEITOSA