61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Perfil epidemiológico da sífilis gestacional em adolescentes no Amazonas de 2020 a 2021

OBJETIVO

Identificar os dados epidemiológicos da sífilis gestacional em adolescentes no Amazonas entre 2020 e 2021.

MÉTODOS

Estudo epidemiológico, observacional retrospectivo e transversal, descritivo, com dados secundários de casos de sífilis gestacional notificados no Sistema de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) de 2020 a 2021. Foram realizadas análises exploratórias, onde foram testadas a associação entre o número de notificações e as variáveis estudadas, como ano de notificação, raça, regional de saúde, faixa etária e estágio da sífilis.

RESULTADOS

Durante o período analisado, foi registrado um total de 2658 casos de sífilis gestacional, dos quais 772 ocorreram em adolescentes. No estado do Amazonas, de acordo com o DATASUS, verificou-se um total de 1720 casos em 2020, havendo uma mudança significativa para 920 casos em 2021. Destaca-se que 38 casos foram registrados na faixa etária de 10 a 14 anos, resultando em uma taxa de incidência de 1,43%. Entre esses casos, observa-se a ocorrência de 5 casos em indivíduos da raça branca e 31 casos em indivíduos da raça parda. Na faixa etária de 15 a 19 anos, foram registrados 734 casos de sífilis gestacional. É relevante mencionar que a taxa de incidência mais elevada foi observada entre indivíduos pardos, representando 23% de todos os casos. Em relação às regionais de saúde, destaca-se que a regional de Manaus, Entorno e Alto Rio Negro apresentou o maior número de notificações de casos (591) em ambas as faixas etárias, correspondendo a 22,23% do total de casos. A Regional Purus registrou o segundo maior número de casos (32), entretanto, apenas foram registrados casos na faixa etária de 15 a 19 anos. No que diz respeito ao estágio da sífilis, destaca-se a sífilis primária, com 330 casos, e a sífilis latente, com 288 casos.

CONCLUSÃO

A sífilis gestacional em adolescentes representa um desafio significativo para a saúde pública. Os resultados deste estudo ressaltam a urgência de implementar estratégias abrangentes de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado. É fundamental promover o acesso aos serviços de saúde, fornecer informações sobre medidas preventivas e garantir o cuidado adequado para proteger a saúde das gestantes adolescentes e seus bebês.

PALAVRAS-CHAVE

Syphilis; Congenital Syphilis; Epidemiology

Área

OBSTETRÍCIA - Epidemiologia das doenças gestacionais

Autores

Carla Grisolia, Alex Kenji Yuaça, Sigrid Maria Loureiro de Queiroz Cardoso