61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Estado nutricional e ciclo menstrual em mulheres com idade fértil: um estudo caso-controle

OBJETIVO

Analisar a associação entre o estado nutricional e o padrão de ciclo menstrual em mulheres com idade fértil, em Porto Velho, Rondônia.

MÉTODOS

Estudo epidemiológico, observacional, analítico, do tipo caso-controle realizado com mulheres com idade entre 18 e 41 anos que atenderam ao chamado por mídia social, ou que estiveram em atendimento no ambulatório de um serviço especializado em Porto Velho-RO entre janeiro de 2022 e maio de 2023. Foi considerado como caso - mulheres com ciclo menstrual irregular, e como controle - mulheres com ciclo menstrual regular (intervalo menor do que 45 dias). A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas para identificação da idade (18-25 anos e 25-41 anos), a bioimpedância tetrapolar para obtenção do índice de massa corporal (normal até < 25, sobrepeso 25-30 e obesidade ≥ 30) e percentual de gordura corporal (<30% e ≥30%). A medida da circunferência da cintura considerada (< 80 cm e ≥ 80 cm), cuja categorização seguiu as recomendações da Organização Mundial da Saúde. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva, teste Qui-Quadrado. O risco foi avaliado pelo Odds Ratio bruto e ajustado pela variável idade, utilizando seus respectivos intervalos de confiança e nível de significância de 5%. O estudo foi aprovado com (CAAE 47208921.6.0000.5300).

RESULTADOS

Foram avaliadas 40 mulheres, das quais 16 tinham regularidade no ciclo menstrual e 24 tinham irregularidade. Houve associação positiva entre a obesidade e irregularidade do ciclo menstrual OR 6,50 [IC95% 1,00-42,17], entretanto a idade interferiu de forma que, nas mulheres mais jovens esta associação perdeu a significância.

CONCLUSÃO

A obesidade interferiu na regularidade do ciclo menstrual, no grupo estudado. Este achado é um indicativo para realização de estudos longitudinais que possam demonstrar uma maior inferência estatística para outros grupos populacionais. Na atualidade a obesidade se constitui um problema de saúde pública mundial, conhecer os desfechos sobre a saúde ginecológica possibilita que intervenções sobre fatores modificáveis possam elevar a qualidade de vida e saúde desta população.

PALAVRAS-CHAVE

Mulheres; Estado Nutricional; Obesidade; Ciclo menstrual.

Área

GINECOLOGIA - Endocrinologia Ginecológica

Autores

Karine Rocha Marques, Melissa Vale Martins, Andhressa Tocashiki Costa, Ana Carolina Berno Gomes, Edson Santos Farias, Ivanice Fernandes Barcellos Gemelli