Dados do Trabalho
TÍTULO
Gravidez ectópica abdominal avançada com feto vivo: um relato de caso
CONTEXTO
Gravidez ectópica é a gestação que se desenvolve fora da cavidade uterina. A gravidez ectópica abdominal corresponde a 1% das gestações ectópicas e compreende um grupo no qual a implantação do óvulo pode ocorrer no omento, no ligamento largo e em órgãos abdominais.
DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS
Neste trabalho, é relatado o caso de uma paciente de 40 anos com o diagnóstico de gravidez ectópica abdominal com feto vivo e idade gestacional estimada de 18 semanas e 6 dias. Com o auxílio de exames de imagem, tais como a ultrassonografia obstétrica e a angiotomografia de abdômen e pelve com reconstrução em três dimensões, foi possível identificar massa placentária aderida ao anexo esquerdo, sem acometimentos de demais órgãos ou vasos sanguíneos pélvicos. Foi realizada cirurgia de laparotomia com anexectomia à esquerda e extirpação de feto não compatível com a vida, sem intercorrências.
COMENTÁRIOS
O uso objetivado dos exames complementares foram imprescindíveis para precisar a localidade da gestação e traçar a melhor conduta, diminuindo, então, a morbimortalidade de tal condição clínica. Desta forma, com a interdisciplinaridade entre a Obstetrícia e a Radiologia, foi possível uma programação cirúrgica mais assertiva e com menor propensão à complicações.
PALAVRAS-CHAVE
gestação ectópica; gestação abdominal; feto; angiotomografia de abdômen
Área
OBSTETRÍCIA - Estudos enfatizando a multidisciplinariedade
Autores
Letícia Viana Chebabe Mendes Lattanzi, Juliana Silva Esteves, Luciana Sousa de Carvalho, Maria Luiza Francisco Alves, Júlia Acioli de Matos Gomes, Beatriz Elias Ribeiro, Rachek Horowicz Machlach, Giulia Muniz Cunha