61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Câncer de endométrio diagnosticado em mulheres de serviço terciário no estado de São Paulo

OBJETIVO

Analisar fatores de risco e condições clínicas e patológicas, em pacientes diagnosticadas com câncer de endométrio em serviço de saúde terciário no estado de São Paulo.

MÉTODOS

Foi realizado um estudo retrospectivo de 228 pacientes com câncer de endométrio atendidas em hospital terciário do estado de São Paulo, durante o período de 2017 a 2021.

RESULTADOS

Os 228 pacientes analisados apresentaram uma média de idade de 64 anos. Dessas, 53.07% eram brancas e 10,96% eram negras. O sangramento uterino pós menopausa foi a queixa mais comum, correspondendo a 73,68%. A multiparidade foi verificada em 77,63% das mulheres, sendo considerado um número maior ou igual a 2 partos. Ao serem questionadas quanto a terapia de reposição hormonal, apenas 3,51% confirmavam seu uso. O estadiamento mais comum foi IA (28,5%), seguido de IVB (25%). O tipo histológico mais presente foi o endometrióide (77,7%), seguido do tipo seroso (11,4%). Dos tratamentos realizados, 70% foram submetidos a procedimento cirúrgico, sendo que 39,6% realizou braquiterapia adjuvante; 27,85%, quimioterapia adjuvante; e 33,76%, radioterapia adjuvante. Linfadenectomia pélvica foi realizada em 23,62%. Obteve-se boa resposta com o tratamento proposto, com 4,63% de persistência da doença; 6,75%, de recorrência; sendo o pulmão o local mais frequente de doença à distância (3,3%); e 78,5% dos pacientes, sem recorrência de doença. Em relação a continuidade dos tratamentos, 73,2% das pacientes mantiveram seguimento e 37,7% evoluíram a óbito.

CONCLUSÃO

A incidência de câncer de endométrio vem aumentando em países de média e alta renda devido a ocidentalização do estilo de vida e aumento das taxas de sobrepeso, obesidade e expectativa de vida. O adenocarcinoma endometrióide é o tipo histológico mais comum e com melhor prognóstico. A detecção precoce da doença segue como fator importante para um desfecho favorável.

PALAVRAS-CHAVE

Câncer do Endométrio; Câncer Ginecológico; Sangramento Uterino.

Área

GINECOLOGIA - Oncologia Ginecológica

Autores

JULIA AYRES DA MOTTA TEODORO, THAISA MOREIRA CENÇÃO, CAROLINE BATISTA PINHEIRO ALMEIDA, ISABELA AGUILAR DE OLIVEIRA, MARINA MULLER DE TOLEDO, MARINA GABRIELE MENDES BARBOSA, JULIA DE AVILA RINALDI, THAIS GOMES DE ALMEIDA