61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

O impacto do tratamento por cistectomia via laparoscopia nas reservas ovarianas em mulheres com endometrioma, quando comparado a outras técnicas laparoscópicas: uma revisão sistemática

OBJETIVO

Revisar e analisar a literatura para sobre as consequências na reserva ovariana de mulheres submetidas à cistectomia laparoscópica de endometrioma.

FONTE DE DADOS

Foram realizadas pesquisas na base de dados National Library Of Medicine (MedLine), com os descritores “Endometriosis”, “Ovarian Reserve”, e “Cystectomy” e suas variações encontradas no DeCs e MeSH.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Foram encontrados 178 artigos. Após os filtros Full Text, Randomized Controlled Trial, Meta-Analysis, Humans e 5 years, restaram 18 artigos. Depois da leitura dos 18 artigos, 7 foram selecionados por ressoarem com o objetivo do estudo.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

A metodologia utilizada na revisão foi baseada no protocolo PRISMA.

SÍNTESE DE DADOS

Os ensaios envolveram um total de 2.230 pacientes. Os sete estudos demonstraram que o tipo de abordagem cirúrgica é um fator que impacta na restringência da reserva ovariana. Em um estudo, foi analisado a reserva ovariana, contagem de folículos ovarianos (CFA) e volume ovariano (VO), após tratamento com vaporização a laser de CO2 e técnica de stripping em pacientes com endometriomas bilaterais. Ao comparar o tratamento cirúrgico entre ovários contralaterais, este estudo mostrou que CFA e VO foram maiores 6 meses após a ablação a laser para endometriomas ovarianos em comparação à cistectomia. Além disso, dois estudos apontaram que a cistectomia esteve associada a uma redução significativa nos níveis séricos de hormônio anti-Mulleriano (HAM), no pós-operatório imediato, intermediário e tardio. Um outro estudo observou os efeitos da cistectomia laparoscópica em relação à lateralidade das lesões. Notou-se uma redução significativa nos níveis de HAM pós-operatórios em curto, médio e longo prazo em casos de endometriomas bilaterais, em comparação a endometriomas unilaterais. Ainda, observou-se que os níveis do HAM após a cistectomia bilateral foram significativamente menores em comparação com a técnica de vaporização com energia bipolar. De modo geral, cistectomia ovariana está relacionada a um maior impacto pós-operatório nos níveis de HAM em endometriomas bilaterais em comparação com a ablação por energia bipolar, e em todos os tipos de endometriomas em comparação com a ablação a laser.

CONCLUSÃO

A cistectomia apresenta maior impacto na reserva ovariana, quando comparada a outras técnicas de tratamento laparoscópicas do endometrioma.

PALAVRAS-CHAVE

Endometrioma, Reserva Ovariana, Cistectomia

Área

GINECOLOGIA - Endometriose

Autores

Carolina Bittencourt Antunes, Letícia Rezende Duarte, Raquel Corrêa Tavares, Leonardo Pandolfi Caliman , Lia Serpa Broenn