61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

DISFUNÇÃO SEXUAL DE MULHERES COM DOENÇA FALCIFORME: ESTUDO OBSERVACIONAL

OBJETIVO

A doença falciforme (DF) é uma das doenças monogênicas graves mais comuns em todo o mundo e apresenta manifestações clínicas que afetam significativamente a qualidade de vida dos indivíduos. No entanto, a compreensão de como o genótipo da DF e os polimorfismos genéticos afetam a saúde sexual e reprodutiva é extremamente limitada. Diante disso, o objetivo do estudo é estimar a prevalência de disfunção sexual e avaliar os domínios da função sexual em mulheres adultas com DF.

MÉTODOS

Trata-se de um estudo observacional em que foram avaliadas 59 mulheres com DF com idade média de 34,1 ± 10,1 anos. Vinte e nove dessas mulheres têm as formas mais graves da doença (HbSS e β-talassemia) e 14 apresentavam as formas mais brandas (HbSC e HbCC). Foram coletados dados quantitativos sobre características sociodemográficas, biológicas e clínicas. A disfunção sexual foi avaliada por meio do Índice de Função Sexual Feminina (FSFI). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com CAAE 38721120.8.0000.0053.

RESULTADOS

A média de idade ao diagnóstico foi de 14,4 ± 11,7 anos, a média de idade da menarca foi de 14,2 ± 2,04 anos e o início da vida sexual ocorreu em média aos 18,4 ± 3,06 anos. A atividade sexual regular foi relatada por 72,8% participantes, dessas, 39,5% apresentavam disfunção sexual (escore total do FSFI < 26,55) e 74,4% apresentavam disfunção do desejo sexual hipoativo. O escore mediano do FSFI foi de 28,2 (20,7-31,8) IQR. Quando comparadas a partir do genótipo, mulheres com hemoglobinopatia nas formas homozigotas (HbSS e β-talassemia) apresentavam mais disfunção sexual (82,3%) e mais disfunção do desejo sexual hipoativo (68,7%).

CONCLUSÃO

A função sexual é significativamente afetada na maioria das mulheres com DF. Observa-se elevada prevalência de disfunção sexual e disfunção do desejo sexual hipoativo.

PALAVRAS-CHAVE

Doença Falciforme; Sexualidade; Disfunção Sexual; Função Sexual Feminina

Área

GINECOLOGIA - Sexualidade e População LGBTQIAP+

Autores

Caroline Santos Silva, Isa Clara Santos Lima, Ana Clara Silva Oliveira, Nathália Muraiviechi Passos, Anna Paloma Martins Rocha Ribeiro, Raquel Rodrigues Mattos , Eduardo de Paula Miranda, José de Bessa Junior