61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

SEGURANÇA E EFICÁCIA DA ASSOCIAÇÃO DO NIVOLUMAB AO TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA TRIPLO NEGATIVO (HER2)

OBJETIVO

Avaliar a segurança e eficácia da associação do imunoterápico Nivolumab (anti PD-1/PD-L1) aos diferentes tratamentos do câncer de mama HER2-negativo (quimioterapia e radioterapia).

FONTE DE DADOS

Foi realizada uma revisão sistemática de ensaios clínicos, com buscas em três bases de dados, incluindo MEDLINE/PubMed, Scopus, Cochrane Database. Não foi determinado um espaço temporal para análises dos artigos.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Foram encontrados 58 artigos, dos quais 4 foram selecionados para análise.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Os seguintes descritores foram utilizados na pesquisa: HER2-negative and nivolumab; nivolumab clinical trials and Triple Negative Breast Neoplasms; Nivolumab and radiotherapy and Triple Negative Breast Neoplasms. Para serem incluídos, os estudos deveriam relatar a medida de efeito e/ou associação terapia + a relação entre a combinação com nivolumab. Os principais critérios de elegibilidade foram estudos com mulheres com idade ≥20 anos com câncer invasivo, metastático ou inoperável HER2-negativo.

SÍNTESE DE DADOS

No total 126 pacientes foram tratados com terapêuticas (paclitaxel, bevacizumab, ciclofosfamida, cisplatina, doxorrubicina) radioterapia, associado ao Nivolumab. Os estudos aconteceram em multicêntrico e a eficácia de remissão da doença foi de aproximadamente 38% (média entre os estudos elencados). A associação com Nivolumab apresentou ótima segurança, onde apenas ≥2% dos pacientes apresentaram reações adversas quando o imunoterápico foi associado com paclitaxel e bevacizumab. Em relação a terapia combinada com ciclofosfamida, cisplatina, doxorrubicina e radioterapia, os estudos demonstraram induzir um microambiente tumoral mais favorável para aumentar a probabilidade de resposta ao bloqueio de PD-1.

CONCLUSÃO

A sequência ideal da quimioterapia para o receptor do fator de crescimento epidérmico humano 2 (HER2) negativo para câncer de mama ainda é controversa, e os tratamentos preconizados possuem uma sobrevida livre de progressão e a sobrevida global ainda limitada com prognóstico ruim. Os recentes achados demonstrado neste estudo, da terapêutica combinada com nivolumab ao tratamento do câncer de mama HER2- negativo, demonstram taxas de respostas promissoras quanto a segurança e eficácia.

PALAVRAS-CHAVE

Câncer de Mama; Eficácia; Tratamento.

Área

GINECOLOGIA - Mastologia

Autores

Vivian Franciny Amaral Oliveira , Ivan Brito Feitosa, Emanuel Arislândio Costa Marques , Gelma Maria Jerônymo Vieira Neves, Izabella Gurgel do Amaral Pini Rocha , Janine de Oliveira Alves Gomes , Thais Cristina Henrique Pedrosa , Maria da Conceição Ribeiro Simões