61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

GESTAÇÃO EM PACIENTES PÓS-TRANSPLANTE CARDÍACO

OBJETIVO

Apresentar dados da literatura dos prováveis desfechos maternos e fetais em gestantes submetidas, previamente, ao transplante cardíaco.

FONTE DE DADOS

Trata-se de uma revisão sistemática de literatura. A busca foi realizada nas bases eletrônicas de dados PubMed, MEDLINE e LILACS, com os descritores (DECs e MeSH) “gravidez” e “transplante cardíaco”, entre maio e junho de 2023.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Foram incluídos os manuscritos completos, em inglês e português, publicados no período de 2013 a 2023, com exclusão de duplicatas e trabalhos com fuga ao tema determinado.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Após definição de inclusão e exclusão, foi feita a síntese dos estudos e análise descritiva, considerando as condutas e intercorrências mais prevalentes. A estratégia de busca culminou em 297 citações, sendo incluídas apenas 11.

SÍNTESE DE DADOS

De acordo com a leitura e análise dos artigos selecionados, foi observado em 66% dos textos que os riscos e complicações mais comuns da gravidez de mulheres pós-transplantadas são distúrbios hipertensivos, diabetes gestacional e restrição de crescimento intrauterino fetal. Sendo assim, foi ressaltada a importância da monitorização da pressão arterial da gestante, da função renal, níveis de glicose sanguínea, ecocardiografia fetal e exames ultrassonográficos de dopplervelocimetria fetal. Além disso, 77% dos autores relatam a necessidade da espera de 1 ano após o transplante para ocorrer a gravidez, tendo em vista a adaptação do enxerto. Sobre os medicamentos imunossupressores, 22% descrevem que o uso de tacrolimus e ciclosporina é seguro na gestação.

CONCLUSÃO

Constatou-se, portanto, a importância do acompanhamento multidisciplinar e especializado da gestante transplantada em todo o ciclo gravídico-puerperal, a fim de identificar e prevenir, em tempo precoce e oportuno, as principais intercorrências, visando melhores desfechos no binômio materno-fetal.

PALAVRAS-CHAVE

Transplante de Coração; Gravidez; Gravidez de Alto Risco.

Área

OBSTETRÍCIA - Gestação de alto risco

Autores

Gabrielli Rosa Cantarino, Júlia Florentino de Barros, Taís Caroline dos Santos Silva, Bianca de Souza Silva, Ana Carolina Souza da Costa, Carlos Alexandre Ribeiro Goulart, Samara Mirelly dos Santos Guedes