61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Leucemia mieloide aguda na gestação: relato de caso

CONTEXTO

A leucemia durante a gestação é um evento raro, sendo a incidência estimada de um caso para cada 100.000 gestações. O diagnóstico de neoplasias hematológicas na gravidez é um desafio, pois os sintomas iniciais são inespecíficos e podem ser confundidos com as alterações fisiológicas do ciclo gravídico-puerperal.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

LPA, 17 anos, primigesta, IG 24 semanas e 4 dias, procurou atendimento em sua cidade de origem com queixa de diminuição de movimentos fetais há 1 dia e presença de petéquias em membros inferiores há 2 semanas. Negava outras queixas associadas. Foi constatado óbito fetal ao ultrassom e na análise do hemograma observou-se uma plaquetopenia importante: 15 mil/mm³. Encaminhada a este serviço com suspeita diagnóstica de púrpura trombocitopênica idiopática ou síndrome HELLP. Na entrada, foi solicitado novo hemograma, sendo observado: hemoglobina 9,4 g/dl, leucócitos 23.160/mm³ com 34% de blastos e bastonetes de Auer e plaquetas 12 mil/mm³. Realizada transfusão de plaquetas e iniciada indução com misoprostol, evoluindo com expulsão do concepto após 12 horas, não sendo necessário outros procedimentos para esvaziamento uterino. A paciente foi encaminhada ao serviço de hematologia, onde realizou mielograma e se confirmou o diagnóstico de leucemia aguda promielocítica M3, iniciando tratamento com ácido transretinóico e mitoxantrona.

COMENTÁRIOS

A leucemia mieloide aguda (LMA) é um diagnóstico raro durante a gestação e, se não prontamente abordado, com risco elevado de morte materno-fetal. A LMA pode evoluir com citopenia progressiva, tal qual o caso descrito, levando a infecções, sangramento e disfunção placentária. Trata-se do tipo mais comum de leucemia de diagnóstico durante a gestação, os quais 23% são feitos no 1º trimestre, 37% no 2º trimestre e 40% no 3º trimestre. Tanto o óbito fetal quanto o câncer na gestação são eventos traumáticos. As leucemias na gestação representam um desafio em seu diagnóstico e manejo, sendo necessários maiores estudos para sua melhor compreensão.

PALAVRAS-CHAVE

Leucemia Mieloide Aguda; Morte Fetal; Complicações Neoplásicas na Gravidez;

Área

OBSTETRÍCIA - Gestação de alto risco

Autores

Eduarda Lanzarini Lins, Gabriela Ewerling Souza, Nadia Stella Viegas dos Reis