61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

DIU de cobre no pós-parto imediato: experiência em hospital público municipal.

OBJETIVO

Avaliar a efetividade da inserção de DIU de cobre no pós-parto imediato nas pacientes do centro obstétrico de uma maternidade no ano de 2022.

MÉTODOS

Estudo transversal prospectivo foi desenvolvido em uma maternidade pública submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) local - CAAE 53225121.7.0000.5329, incluindo pacientes de qualquer idade, que manifestaram desejo do uso de DIU de cobre e sem contraindicação ao método. Foram analisadas as variáveis idade, número de gestações, via de parto e posicionamento do dispositivo por meio de ecografia transvaginal no mínimo de 40 dias após o parto. Os dados foram avaliados por meio de software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 26 e teste exato de Fisher e Qui-quadrado considerando o nível de significância estatística 5%.

RESULTADOS

A pesquisa englobou 139 pacientes na amostra para análise. Dessas, 85 apresentaram parto vaginal, 54 parto cesariano e 81 tiveram 3 ou mais gestações. Quanto à análise do posicionamento do DIU, 4 tiveram o DIU removido antes da alta hospitalar, 4 provavelmente expulsaram o dispositivo, 56 não retornaram para avaliação e 73 retornaram para realizar avaliação ecográfica. Das pacientes que retornaram para avaliação ecográfica (n=73), 63% apresentava o DIU normoposicionado na cavidade uterina independente da via de parto. Quanto às associações, o número de gestações não parece interferir no posicionamento do DIU, mas a via de parto sim, já que a taxa de DIU deslocado foi maior para o parto vaginal do que para cesariana (42,6% vs 26,9%, respectivamente, p=0,185).

CONCLUSÃO

O DIU inserido no pós-parto imediato, ainda que apresente taxas um pouco mais altas de expulsão ou deslocamento do que o DIU inserido fora do período puerperal, é uma opção segura e eficaz, independente da via de nascimento. Logo, uma amostra considerável de mulheres se beneficiaria e garantiria sua autonomia para decidir sobre seu futuro reprodutivo, especialmente para pacientes com problemas sociais de acesso ao sistema de saúde.

PALAVRAS-CHAVE

dispositivo intrauterino (DIU); pós-parto; contracepção; puerpério

Área

GINECOLOGIA - Contracepção

Autores

Isadora Vargas Ferreira, Victoria Campos Dornelles , Laura Confortin Bonafé, Sophia Abur Said Shugair , Julia Rossetto Dallanora, Eduarda Silva , Luiza dos Santos Krahe, José Luiz Petersen Krahe