61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

BIOPSIA DE ENDOMETRIO POR ASPIRADO UTILIZANDO SONDA VESICAL DE ALIVIO PARA DIAGNOSTICO PRECOCE DE CÂNCER DE ENDOMÉTRIO: UM RELATO DE CASO.

CONTEXTO

O câncer de endométrio representa importante causa de morbimortalidade ginecológica no Brasil e no mundo, sendo o maior risco identificado em pacientes menopausadas atendidas com SUA. O INCA estima 7840 novos casos para o triênio 2023-2025, colocando essa condição como o 7º câncer mais incidente em mulheres em nosso país. Para o diagnóstico é necessário a análise histológica de endométrio, obtida a partir de histeroscopia (HTC), modalidade invasiva e, ainda, de difícil acesso no Sistema Único de Saúde (SUS). A realização do aspirado endometrial pode representar uma via de acesso mais rápida para o diagnóstico precoce do CE em pacientes de risco para essa condição.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Trata-se de atendimento realizado no pronto-socorro de Ginecologia e Obstetrícia de um hospital de referência do Distrito Federal em junho de 2022, de paciente GSI, 60 anos, menopausada, com SUA a esclarecer e espessamento endometrial em exame de USG. Aguardava realização de histeroscopia diagnóstica para biópsia endometrial, há mais de 02 anos, sem previsão de sua realização. Optado por realizar aspiração manual do endométrio com cateter vesical de alívio acoplada a seringa de 10 ml, sob anestesia local cervical com Lidocaína 2%, no pronto-socorro. Paciente recebeu alta no mesmo dia e foi enviado material para estudo antomopatológico, cujo resultado evidenciou adenocarcinoma de endométrio. Foi encaminhada para serviço de oncologia ginecológica, tendo realizado ressonância de pelve (RNM) que revelou doença restrita ao endométrio, sem invasão miometrial, tendo sido estadiada como IA. Submetida a histerectomia total com salpingooforectomia bilateral. Evoluiu satisfatoriamente tendo cura completa da doença. Mantém seguimento ambulatorial em serviço de oncologia.

COMENTÁRIOS

Diante da importância epidemiológica deste câncer e da dificuldade diagnóstica dele devido ao elevado tempo de espera para realização da histeroscopia, este trabalho faz-se necessário para enfatizar a importância do diagnóstico precoce e apontar o uso do aspirado endometrial como um meio alternativo para sua confirmação.

PALAVRAS-CHAVE

Saúde da mulher; Neoplasias do endométrio; Histeroscopia;

Área

GINECOLOGIA - Oncologia Ginecológica

Autores

Guido Silva Garcia Freire, Débora Mayrink Resende, Gabriela Damásio Santos, Rafaela Marchini Ferreira, Alexandre Pavan Garieri, Cyntia Camolézi da Silva