61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

LUTEOMA GRAVÍDICO: UM RELATO DE CASO

CONTEXTO

O luteoma é um pseudotumor ovariano que pode surgir durante a gravidez, sendo considerado uma massa anexial rara. Tem como principal suspeita para o seu surgimento o HCG, uma vez que ele é responsável pela proliferação celular descontrolada no estroma ovariano. Pode levar a um aumento de hormônios virilizantes na gestante e no feto, provocando acne, hirsutismo e clitoromegalia. Também há outras manifestações que podem ocorrer, como taquipneia, taquicardia, ascite, dor abdominal e distensão abdominal, sintomas que merecem atenção.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Paciente, 38 anos, sexo feminino, foi atendida 60 dias após o parto com o histórico de ooforectomia durante o parto para avaliação ginecológica, com queixa de dor pélvica e sangramento irregular. Foi orientada e prescrito sintomático. Retornou ao ambulatório, referindo melhora do fluxo sanguíneo com uso de Transamin, e com queixa ainda de dor de intensidade 5/10 na escala de dor. USG transvaginal mostrou útero em AVF com volume de 163 cm³, miométrio heterogêneo com miomas intramurais em parede anterior de 1,1x0,8 cm 1,0x4,0cm. Ausência cirúrgica do ovário direito e ovário esquerdo com volume de 28 cm³ e imagem cística de 2.6×2.9×3,0 cm. Anatomopatológico indicou proliferação nodular de células ovarianas oxifílicas, sugestivas de luteoma gravídico, parênquima ovariano adjacente com corpo lúteo hemorrágico e folículos císticos e tuba uterina congesta. Os exames laboratoriais de 2022 detectaram SDHEA 108,3; T4 Livre 0,84; Testosterona 17,53; TSH 0,76. Procedeu-se com a rotina ginecológica e realização da citologia oncótica e controle ultrassonográfico anual.

COMENTÁRIOS

Por fim, é importante destacar que nem sempre todos os luteomas são sintomáticos, e muitas vezes só são descobertos durante a cesária, laparotomia exploratória ou outros procedimentos cirurgicos. Ademais, para diagnóstico de luteoma é importante excluir outras causas de virilização e massas anexiais que podem ser confundidas. Já na análise histológica, os principais achados dos luteomas são tamanho variando entre 1,3-1,5 cm, eosinofilia no tecido e processos de hiperplasia difusa. Assim, é importante realizar o diagnóstico precoce, excluindo outros diagnósticos diferenciais.

PALAVRAS-CHAVE

Luteoma; Ovário; Gravidez.

Área

OBSTETRÍCIA - Intercorrências cirúrgicas na gestação

Autores

Andréa Fortes Carvalho Barreto, Summer Santana Linhares, Marina De Padua Nogueira, Bruna Nogueira Viana, Tiana Nascimento Freire, Julia Maria Gonçalves Dias, Daniela Siqueira Prado