61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

AMENORRÉIA SECUNDÁRIA ASSOCIADA AO HIPOPITUITARISMO: UM RELATO DE CASO

CONTEXTO

O hipopituitarismo cursa com a deficiência de um ou mais hormônios secretados pela adenohipófise, e pacientes com essa patologia podem ter sintomas como amenorreia secundária, que se caracteriza pela ausência de menstruação por 3 meses consecutivos após já ter ocorrido a menarca. Projeto em apreciação ética sob CAAE: 70359223.5.0000.5371.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Mulher, 27 anos, menarca aos 13 anos, G0P0A0. Paciente diagnosticada com Histiocitose de Células de Langerhans (HCL) em 1997 aos 4 anos, fez tratamento por 17 anos com oncologista. Em 2009, aos 16 anos, enquanto estava em período de remissão da doença de base, começou a ter poliúria, polidipsia e perda de peso. Foi feito o diagnóstico de Diabetes Insipidus secundário a recidiva de HCL em haste hipofisária. Até então, seu padrão menstrual não podia ser avaliado, pois vinha em uso de anticoncepcional oral combinado (ACO) contínuo desde a menarca, devido ao tratamento oncológico. Iniciou o uso do acetato de desmopressina 0,1mg/ml, 1 jato a cada 12h. Para tratamento do tumor hipofisário fez 7 sessões de radioterapia e seguiu com terapia quimioterápica de manutenção. Em outubro de 2014 finalizou o tratamento sem recidivas. Em 2015 e 2016 manteve uso de ACO cíclico, mas começou a ter candidíase recorrente e síndrome pré-menstrual intensa. Em 2017 suspendeu o uso do ACO e iniciou acompanhamento com endocrinologista devido a alopécia e irregularidade menstrual tipo oligo-amenorreia. Feito acompanhamento com perfil hormonal, no início com diminuição dos hormônios gonadotróficos, e ressonância magnética para avaliação da hipófise, que estava sem lesões novas, foi então levantada suspeita de hipopituitarismo. Em 2018 foi prescrito o ACO como forma de reposição hormonal estroprogestativa pela suspeita diagnóstica de insuficiência hipofisária, mas a paciente teve amenorréia de até 6 meses e decidiu junto ao endocrinologista suspender novamente a medicação. Atualmente está com a maioria dos ciclos regulares. Não faz uso de anticoncepcional e segue terapia de reposição com acetato de desmopressina 0,1mg/ml, 1 jato, ao verificar alteração da diurese e de ingesta hídrica.

COMENTÁRIOS

Foi levantada a hipótese diagnóstica de hipopituitarismo para explicar a amenorréia secundária da paciente, pois a HCL tem predileção pelo eixo hipotálamo-hipofisário, tendo esta patologia como uma das principais consequências endócrinas.

PALAVRAS-CHAVE

Amenorréia; Hipopituitarismo; Histiocitose de Células de Langerhans

Área

GINECOLOGIA - Endocrinologia Ginecológica

Autores

Summer Santana Linhares, Andréa Fortes Carvalho Barreto, Márcia Neves De Carvalho