61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Análise histológica de placentas de pacientes com COVID-19

OBJETIVO

A placenta consiste em um ponto-chave para o entendimento de como doenças infecciosas podem afetar o binômio materno-fetal. O objetivo deste estudo foi descrever e detalhar alterações histológicas em placentas de pacientes com COVID-19 ao parto, trazendo possíveis respostas para desfechos encontrados na mãe e no feto já evidenciados em publicações anteriores.

MÉTODOS

Este estudo descritivo consiste em um braço de uma coorte realizada em Recife/PE, incluindo 226 paciente e placentas, um número até então inédito em estudos não agrupados. Pacientes com RT-PCR positive ao parto, tinham suas placentas coletadas e analisadas por patologista único. Dados pessoais e clínicos também foram coletados. Foram utilizadas medidas de tendência central e dispersões para descrição de variáveis numéricas e construção de tabelas de distribuição de frequência para variáveis categóricas.

RESULTADOS

Aproximadamente metade das placentas apresentaram alterações histológicas, representando 44,7%. A idade média das pacientes foi de 27 anos (DP 6,7) e a mediana da idade gestacional ao parto foi de 37 semanas (IQ 35-39). A morte materna ocorreu em 6,7% das pacientes com alterações placentárias, enquanto 10% ocorreram near miss. A alterações histológica mais frequente foi a má-perfusão vascular materna com 38% (principalmente representada por infartos placentários) seguida por evidência de infecção/inflamação com 21% (principalmente corioamnionite) e má-perfusão vascular fetal com 0,8% (dois casos de trombo em artéria umbilical).

CONCLUSÃO

Alterações placentárias são comuns em pacientes com COVID-19. Má-perfusão placentária e evidências de inflamação/infecção são as alterações mais frequentes, o que poderia explicar alguns desfechos associados ao COVID-19, como pré-eclâmpsia, baixo índice de Apgar e morte fetal. Estes achados reforçam a importância da prevenção contra a COVID-19 assim como vigilância durante o ciclo gravídico-puerperal.

PALAVRAS-CHAVE

COVID-19; Placenta; Gravidez

Área

OBSTETRÍCIA - Doenças infecciosas na gestação

Autores

luiza Rocha de souza, Leila Katz, Melania Amorim, Brena Melo, Maria Eduarda Virginia Oliveira, Luciana Soares Lucio, Juliana Rodrigues Marinho, Maria Jucá de Petribú