61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Fatores preditores de complicações na malformação adenomatóide cística pulmonar.

OBJETIVO

Identificar e analisar os fatores preditores de complicações na malformação adenomatóide cística pulmonar (MACP), fornecendo uma síntese atualizada para o melhor entendimento e manejo dessa condição congênita.

FONTE DE DADOS

Foi realizada uma pesquisa bibliográfica de artigos publicados em inglês entre janeiro de 2000 e maio de 2023 sobre MACP nas bases de dados PubMed e Google Scholar.Utilizou-se as palavras-chave “congenital”, “cystic adenomatoid malformation”, “CCAM” e “lung”.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

26 estudos que potencialmente incluíam a identificação pré-natal de MACP foram estudados em detalhes. Artigos que descreviam apenas o manejo pós-natal ou apresentavam o diagnóstico após o nascimento foram excluídos do estudo.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

A análise dos dados se deu através do software Microsoft Excel para comparar os resultados acerca dos sintomas pré-natais que resultaram em complicações para o feto.

SÍNTESE DE DADOS

Foram selecionadas 26 publicações descrevendo 683 pacientes. Destes, 530 necessitaram de medidas de intervenção e 36 vieram a óbito. Entretanto, o número de óbitos é subnotificado, uma vez que em 21 casos houve interrupção da gravidez após o diagnóstico e, consequentemente, não puderam ser incluídos neste estudo. A grande maioria dos casos (66,7%) teve como principal fator de complicação a hidropisia em fetos, de modo que 267 (50,37%) pacientes necessitaram de medidas cirúrgicas. Ademais, também foi identificado que o tamanho, maior densidade ou bilateralidade dos cistos também são fatores de relevância clínica, haja vista que em 53,8% estudos ocorreu o uso de medidas externas ou óbito intrauterino associado a esses fatores. Seis pesquisas também incluíram a posição dos cistos nos lobos pulmonares como um possível fator de complicação, haja vista que lesões próximas aos brônquios principais ou à traqueia podem causar obstrução das vias aéreas. Além disso, foi observado que a presença de outras malformações congênitas como anomalias cardíacas e o desvio do mediastino são fatores que podem levar a complicações gestacionais (12 artigos).

CONCLUSÃO

Portanto, com base nessa revisão, fica notório que fatores como hidropisia fetal, tamanho, densidade e bilateralidade da lesão, além de outras malformações congênitas são as principais causas associadas a complicações de MACP. Ademais, a posição dos cistos no pulmão também pode apresentar correlação. Contudo, mais estudos são necessários para comprovar essa relação.

PALAVRAS-CHAVE

MACP, Malformação adenomatóide cística, Pulmão e Revisão sistemática.

Área

OBSTETRÍCIA - Medicina fetal

Autores

Larisse Giselle Barbosa Cruz, Ayrton Markos da Silva, Alan de Paula Ferreira Barros, Ana Cecília Romualdo Araújo, Davi Machado Thomaz Vasconcelos, Wallyson Pablo de Oliveira Souza, Leonam Costa Oliveira