Dados do Trabalho
TÍTULO
RISCO DE ABORTAMENTO EM PACIENTES COM ADENOMIOSE
OBJETIVO
Este estudo tem por objetivo investigar o aumento do risco de interrupção involuntária da gravidez em pacientes portadoras de adenomiose.
FONTE DE DADOS
Trata-se de uma revisão sistemática de literatura realizada a partir da base de dados PUBMED. Os descritores utilizados incluem "Abortion", "Adenomyosis" e "Early Pregnancy Loss". Os artigos escolhidos foram publicados em inglês entre 2018 e 2023.
SELEÇÃO DE ESTUDOS
Inicialmente, foram encontrados 36 artigos, sendo selecionados 13 com base nos critérios de inclusão. Os critérios de inclusão foram: idioma inglês, publicação nos últimos 5 anos (2018-2023), texto completo disponível gratuitamente e correlação com a temática proposta. Os artigos que não se enquadram nesses critérios foram excluídos.
COLETA E ANÁLISE DE DADOS
2 autores avaliaram os artigos de maneira independente, com o escopo de relacioná-los com o objetivo de estudo e compará-los com os critérios de inclusão e exclusão previamente mencionados.
SÍNTESE DE DADOS
Do total, foram incluídos 13 artigos no estudo, dos quais 84% (11 artigos) relataram evidências de risco aumentado (31,9%) de abortamento em mulheres com adenomiose. Além disso, ainda foi evidenciada uma redução de 28% nas taxas de gravidez espontânea e destacado o caráter prejudicial da adenomiose no sucesso de tratamentos de reprodução assistida como a fertilização in vitro (FIV) devido à dificuldade de implantação do embrião em um útero de tamanho aumentado, fatores de necrose tumoral e outros agentes tóxicos causados pela invasão das glândulas endometriais. Essas mulheres ainda têm risco aumentado de terem bebês com baixo peso ao nascer e terem complicações na gravidez, evidenciando a necessidade de um acompanhamento mais intenso durante a gestação.
CONCLUSÃO
Diante do exposto, conclui-se que mulheres portadoras de adenomiose possuem risco aumentado de abortamento, além de outras complicações durante a gestação e riscos para o feto, demandando um acompanhamento mais minucioso no pré-natal.
PALAVRAS-CHAVE
Adenomiose; Aborto; Abortamento Espontâneo.
Área
OBSTETRÍCIA - Estratificação de risco em Obstetrícia
Autores
BEATRIZ MOURÃO GONÇALVES, MILENA DE SOUZA LUCAS, HEITOR Colares Buhamra ABREU, JÚLIA MACHADO LUZ SIMÕES, GABRIELA SILVA BASTOS, BEATRIZ MARIA MOREIRA AIRES, IASMIN LIMA DA COSTA FALCÃO, LILIAN MARIA DA CUNHA SERIO