61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Análise da taxa de cesariana na Região de Saúde de Bacabal – MA, de 2000 a 2020.

OBJETIVO

Analisar a taxa de realização de cesarianas na Região de Saúde de Bacabal-MA realizadas entre os anos de 2000 e 2020, comparativamente aos dados do estado do Maranhão, Região Nordeste e Brasil.

MÉTODOS

Estudo epidemiológico transversal das mulheres submetidas a parto cesárea no período de 2000 a 2020, baseando-se em dados coletados através da plataforma PROADESS. Nesta, foi acessada a aba “Matriz de indicadores”, dimensão “Desempenho dos serviços de Saúde - Adequação”, índice “Parto cesáreos”, e delimitação para a “Região de Saúde Bacabal”.

RESULTADOS

Ao analisar os dados coletados na Região de Saúde de Bacabal – MA, observou-se um aumento considerável na taxa de cesarianas ao longo das últimas duas décadas, se sobrepondo a um crescimento mais constante das taxas no Estado do Maranhão, na região Nordeste e no Brasil. Em 2000, a taxa de cesarianas do Estado e da Região de Saúde analisada era iguais (23,8%) e inferior à registrada no Nordeste (25,5%) e no Brasil (37,8%). Em contrapartida, em 2020, a taxa de cesarianas na região (70,7%) superou de forma destoante das demais taxas analisadas, inclusive a do Brasil (57,2%). Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a taxa de cesárea ideal para um país é de 10 a 15%, o que demonstra que a região em análise, bem como o Brasil apresenta um índice superior ao recomendado, achados que coincidem com outros estudos (GUIMARÃES et al, 2021; OLIVEIRA et al, 2022; MATIAS et al, 2021). Diversos fatores podem influenciar essa tendência, incluindo a preferência de alguns profissionais de saúde pela cesárea, a conveniência para o agendamento do parto, o medo de complicações durante o parto vaginal e até mesmo questões culturais. Além disso, a disponibilidade de recursos e infraestrutura adequada também pode influenciar na tomada de decisão dos profissionais de saúde, especialmente na Região de Saúde de Bacabal. A falta de leitos, equipes médicas capacitadas e protocolos claros para o parto normal pode levar os hospitais a optarem pela cesariana como medida de segurança.

CONCLUSÃO

A análise da taxa de cesariana na Região de Saúde de Bacabal – MA, de 2000 a 2020, revelou um aumento preocupante na realização desse procedimento. Fatores culturais, disponibilidade de recursos e motivos econômicos podem estar contribuindo para essa elevação. Esses dados chamam a atenção e abrem lacunas para estudos mais detalhados das práticas obstétricas no Brasil e na região.

PALAVRAS-CHAVE

Parto; Cesárea; Serviços de Saúde

Área

OBSTETRÍCIA - Estratificação de risco em Obstetrícia

Autores

DEBORA PRISCILA COSTA FREIRE, MARIANO LOPES SILVA FILHO, DANIEL BORGES MATOS MELO, MARIA ALINE SOARES SOUSA, MONIKY PINHEIRO LIMA, AMANDA CRISTINE SILVA SOUSA, MICKAELLE SILVA TEIXEIRA GARCEZ, ILANA VIEIRA SOARES