61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

ASSOCIAÇÃO DO POLIMORFISMO DO GENE IGF1R (rs2016347) COM A RESPOSTA À QUIMIOTERAPIA NEOADJUVANTE EM MULHERES COM CÂNCER DE MAMA NO INTERIOR DO CEARÁ

OBJETIVO

Para avaliar a associação entre o polimorfismo (rs2016347) do receptor 1 do fator de crescimento semelhante a insulina (IGF-1R) com a resposta à quimioterapia neoadjuvante (QTNA), verificar a sua distribuição genotípica e avaliar a correlação desse polimorfismo com os achados imunohistoquímicos em mulheres com CM acompanhadas em um serviço de mastologia no estado do Ceará no Brasil.

MÉTODOS

Foi realizado estudo observacional e transversal com 40 pacientes, que foram selecionadas durante os meses de outubro à dezembro de 2022, do sexo feminino, que usaram os quimioterápicos de forma neoadjuvante. A genotipagem dos polimorfismos foi feita por reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real alelo específica. A análise estatística foi realizada por meio do teste exato de Fisher, adotando uma confiança de 95%. A significância estatística foi estabelecida em P < 0,05.

RESULTADOS

Os genótipos encontrados e suas distribuições foram, respectivamente, GG= 11 (27,5%), GT= 20 (50%), TT= 9 (22,5%).

CONCLUSÃO

A presença do alelo T esteve associado significativamente com a resposta a QTNA, como a redução do tamanho do tumor (p ≤ 0,023), a um melhor status linfonodal axilar (p ≤ 0,05), sem apresentar associação com os marcadores imunohistoquímicos avaliados como, receptores hormonais (p ≥ 0,23), HER2 (p=0,395) e KI67 (p ≥ 0,43).

PALAVRAS-CHAVE

Neoplasia da Mama; Genotipagem; Polimorfismo Genético; Receptor IGF Tipo I;

Área

GINECOLOGIA - Mastologia

Autores

Guarany Montalverne de Arruda, Yasmin da Silveira Cavalcante, Gabriela Ecy Ribeiro Gonçalves Costa Cordeiro, Lailton Oliveira da Silva, Anderson Weiny Barbalho Silva, José Juvenal Linhares