61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Revolucionando a Saúde Feminina através da Inovação Tecnológica: Resultados Preliminares de uma Metodologia Original

OBJETIVO

Doenças ginecológicas comuns são negligenciadas devido à automedicação, dificuldade de acesso a serviços de saúde ou falta de acompanhamento adequado. Acesso prático e ágil à saúde, seguindo protocolos clínicos embasados cientificamente, é importante para promover a saúde feminina. Neste estudo apresentamos os resultados preliminares desta coorte, uma abordagem inovadora que utiliza metodologia digital para engajar pacientes na resolução adequada de doenças ginecológicas comuns.

MÉTODOS

A equipe multidisciplinar de uma startup brasileira empregou um protocolo digital de atendimento remoto e acompanhamento à distância. Médicas(os) e enfermeiras(os) trabalharam em colaboração para proporcionar acesso a funcionalidades, conteúdos e serviços em ginecologia. A coleta sistemática de informações foi feita por meio de questionários padronizados baseados na abordagem PROMs (Monitoramento do Desfecho Clínico Centrado no Paciente) e abrangeu triagem, pré-consulta, consulta e pós-consulta. Um protocolo de acompanhamento pós-consulta foi instituído. As pacientes foram contatadas pela equipe de enfermagem para verificar a resolução do caso ou a remissão dos sintomas. O intervalo para os contatos pós-consulta foi individualizado, de acordo com a recomendação médica. As variáveis categóricas estão expressas em percentuais; as variáveis contínuas estão expressas como média ± DP. CAAE: 66148722.6.0000.0082.

RESULTADOS

De agosto de 2022 a junho de 2023, 1.345 pacientes de 18 a 54 anos, com 32 anos em média (32.43±8,7), foram avaliadas em consulta por médicas(os) e enfermeiras(os) deste serviço. No subgrupo em que sintomas relacionados a doenças ginecológicas comuns foram o principal motivo da consulta (34,2% do total; n=468), vulvovaginite foi o diagnóstico mais frequente (34,4%; n=161), seguido por alteração no ciclo menstrual (14,3%,;n=67) e infecção urinária (10,3%;n=48). Busca ativa realizada pela equipe de enfermagem levou a um índice de resolutividade de 65% do total de pacientes contactadas.

CONCLUSÃO

Os resultados preliminares deste estudo revelam que pacientes atendidas por esta equipe, com queixas relacionadas a doenças ginecológicas comuns, apresentaram uma taxa de regressão de sintomas de aproximadamente 65% no seguimento pós-consulta. Esses achados indicam a eficácia promissora desta abordagem inovadora no cuidado da saúde feminina, sugerindo seu potencial para melhorar o bem-estar de pacientes e promover uma resolução adequada de doenças ginecológicas comuns.

PALAVRAS-CHAVE

Ginecologia; Dados de Saúde Coletados Rotineiramente; Medidas de Resultados Relatados pelo Paciente

Área

GINECOLOGIA - Multidisciplinar

Autores

Natalia Nasser Ramos Seixas, Dalmo B. Ramos, Marina Feliciano Orlandini, Francisco Winter dos Santos Figueiredo, Camila Maciel de Oliveira