61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

Eficácia das novas energias no tratamento da síndrome genitourinária da menopausa: scope review.

OBJETIVO

Avaliar a eficácia da terapia com laser no tratamento dos sintomas geniturinários relacionados à falta de exposição ao estrogênio no trato genital feminino na menopausa.

FONTE DE DADOS

Foram utilizadas as plataformas de dados PubMed e MedLine, com os descritores “CO2 laser” e “Genitourinary syndrome of menopause” com o operador booleano “AND”.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Foram encontrados 161 estudos. Os critérios de inclusão foram artigos originais publicados até maio de 2023, em idioma inglês, ensaios clínicos e ensaios clínicos controlados e randomizados que utilizaram laser em mulheres na pós-menopausa com diagnóstico de síndrome geniturinária da menopausa. Foram excluídos 146 artigos, sendo esses duplicados ou que não se enquadram na temática. Diante disso, 15 artigos foram utilizados.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

Os artigos identificados pela estratégia de busca inicial foram avaliados independentemente por dois autores, conforme os seguintes critérios de inclusão: mulheres na pós menopausa, que utilizaram laserterapia para tratamento de sintomas da SGM e tiveram como desfecho melhora dos sintomas.

SÍNTESE DE DADOS

Os sintomas ocasionados pela queda do estrógeno no corpo da mulher estão relacionados com o desconforto funcional, interferindo na qualidade de vida e autoestima das mulheres. Por conta disso, vários métodos terapêuticos são discutidos atualmente a fim de mitigar esses sintomas. O uso de laser CO2 fracionado em todos os estudos mostraram melhora na lubrificação vaginal, melhora dos sintomas sexuais, aumento da espessura e elasticidade da mucosa vaginal e melhora da incontinência urinária. Apenas um estudo trouxe a ocorrência de efeitos colaterais incluindo dor e coceira nas pacientes em questão. Os estudos observados mostraram, a curto prazo, uma segurança no uso de lasers no tratamento, porém a longo prazo, são necessários mais estudos para observar essa questão.

CONCLUSÃO

O uso de laserterapia no tratamento dos principais sinais e sintomas da síndrome geniturinária pós menopausa mostrou eficácia, principalmente quando comparado ao uso tópico de estrógeno. No entanto, como os estudos são recentes e realizados com uma amostra pequena, é necessário um estudo observacional de longo prazo com um grupo controle para avaliação da eficácia e segurança.

PALAVRAS-CHAVE

Laser Therapy; Menopause; Carbon Dioxide

Área

GINECOLOGIA - Climatério

Autores

Lavinia Ferreira Boaro, Quésia Cristina Soares Farias, Luisa Souza Santos Pires, Ellen Cristina Rodrigues Neves, Natália Fonseca De Oliveira, Guilherme Carvalho de Souza, Gabriela Barbosa de Sá Rocha, José Humberto Belmino Chaves