61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

RELATO DE CASO: SÍNDROME NEFRÓTICA EM OBSTETRÍCIA

CONTEXTO

Trabalho inscrito e analisado pelo CAAAE número: 47208921.6.0000.5300
A síndrome nefrótica é caracterizada por proteinúria maciça, associado a hipoalbuminemia, hiperlipidemia e edema generalizado. A proteinúria na faixa nefrótica durante a gravidez devido à doença glomerular primária está associada a um alto risco de vários desfechos adversos, incluindo pré-eclâmpsia sobreposta, lesão renal aguda, parto prematuro, baixo peso ao nascer e necessidade de cuidados intensivos neonatais.

DESCRIÇÃO DO(S) CASO(S) ou da SÉRIE DE CASOS

Paciente feminina, 18 anos, idade gestacional 15 semanas, primigesta. Deu entrada na emergência obstétrica devido anasarca e proteinúria elevada. Relatava redução do volume urinário e edemaciada há 2 meses. Ao exame físico edema em face e membros inferiores (4+/4) e batimentos cardiofetais audíveis. Portava um exame com proteinúria de 7.632mg/24h. Realizada sondagem vesical com ausência de diurese. A propedêutica na internação incluiu colesterol total: 757; HDL: 33,4; albumina: 1,9; triglicerídeos: 534, proteinúria de 24 horas 12.649,85mg/dl e a ultrassonografia de vias urinárias descrevia sinais de nefropatia parenquimatosa difusa.. A conduta inicial foi intervir através da indução do abortamento, resultando na expulsão fetal. Posteriormente, procedida a biópsia renal cujo laudo trazia: “rim com glomérulos com discreta expansão de matriz mesangial e leve espessamento da membrana basal, túbulos com leve dilatação e pequeno foco de atrofia, interstício com minúsculo foco de fibrose”. Houve melhora clínica após a interrupção da gestação, a redução do edema e da proteinúria ocorreu em 30 dias. Encaminhada para seguimento em ambulatório de nefrologia. Paciente seguiu em acompanhamento com a nefrologia.

COMENTÁRIOS

A idade gestacional em que a proteinúria é documentada pela primeira vez é importante para estabelecer diagnósticos diferenciais, especialmente pré-eclâmpsia. O comprometimento da função renal da gestante, foi a condição predominante na avalição da nefrologia ao ponderar o elevado risco de insuficiência renal e doença renal crônica. O caso descrito com proteinúria maciça e anasarca revela a importância da observação clínica criteriosa durante o acompanhamento pré-natal, mesmo em gestações iniciais.

PALAVRAS-CHAVE

Proteinuria; anasarca; nefropatia

Área

OBSTETRÍCIA - Gestação de alto risco

Autores

JOHN VITOR CORREA FREITAS, EDIELEN ELER MATT, LEANARA AMARO ROCHA, KIZZY SIMAO DOS SANTOS ROCHA, LETICIA DE ALMEIDA TRINTINAGLIA, ARIANE VELASCO MACHADO, IVANICE FERNANDES BARCELOS GEMELLI