61º Congresso de Ginecologia e Obstetrícia da Febrasgo – CBGO 2023

Dados do Trabalho


TÍTULO

FATORES ASSOCIADOS À DOR CRÔNICA APÓS PARTO CESÁREO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

OBJETIVO

Identificar os principais fatores associados à dor crônica no pós-operatório de parto cesáreo.

FONTE DE DADOS

Revisão integrativa sistematizada da literatura realizada por meio da base de dados Pubmed, através da combinação entre os descritores “Cesarean Section” e “Chronic Pain”. Dessa forma, foram considerados os artigos publicados em português e inglês de 2018 a 2023.

SELEÇÃO DE ESTUDOS

Houve uma totalidade de 45 artigos, dos quais foram selecionados 25 como mais relevantes para o presente estudo.

COLETA E ANÁLISE DE DADOS

As informações foram obtidas a partir de artigos que evidenciaram os fatores associados à dor crônica no pós operatório de cesárea. Diante disso, os estudos foram selecionados por meio do título, em seguida pelo resumo e, posteriormente, pela leitura do artigo completo. Foram excluídos os artigos indisponíveis integralmente ou que não se relacionavam ao tema proposto.

SÍNTESE DE DADOS

O principal fator associado ao desenvolvimento de dor crônica após a realização de parto cesáreo é o manejo inadequado da dor no período pós-operatório imediato, visto que as pacientes com dor aguda de forte intensidade após a cesárea apresentaram maior risco de cronificação da dor. Além disso, a dor crônica foi significativamente mais referida por mulheres que já apresentavam dor em outro local do corpo. Quanto aos fatores pós-operatórios, nota-se uma relação da dor crônica com a presença de aderências pélvicas e endometriose abdominal, as quais podem ser propiciadas pelo procedimento cirúrgico. Ademais, a dor neuropática crônica após cesárea pode ser causada por lesões nos nervos ílio-hipogástrico ou ilioinguinal, após a incisão de Pfannenstiel, o que também está relacionado com o tipo de abordagem cirúrgica e o tempo de procedimento. Outros aspectos como depressão pré-natal, depressão pós-parto, níveis elevados de ansiedade pré-cirúrgica e uso pregresso de opioides também foram relatados como fatores de risco para dor crônica após o parto cesáreo. Como fatores que previnem o desenvolvimento da dor crônica, tem-se a realização de raquianestesia associada a opioides e o bloqueio dos nervos ilioinguinal e ílio-hipogástrico.

CONCLUSÃO

A presença de dor crônica após parto cesáreo é condicionada por diversos fatores, como os diferentes manejos no pré-operatório e no pós-operatório e as alterações psíquicas da mulher. Dessa forma, nota-se a importância do manejo adequado da dor em pacientes submetidas à cesárea.

PALAVRAS-CHAVE

Dor Crônica; Cesárea; Período Pós-Operatório

Área

OBSTETRÍCIA - Assistência ao trabalho de parto e suas fases clínicas

Autores

Letícia Lima Branco, Gabriela Fernandes Moreira da Silva, Thaís Farias Cavalcante